Serra integra micropolo para aulas práticas de Pós-Graduação inovadora do SUS

Serra integra micropolo para aulas práticas de Pós-Graduação inovadora do SUS

Nesta sexta-feira (18), em cerimonia no Palácio Anchieta, aconteceu a abertura do curso Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional na Área de Imunização, iniciativa do Governo do Estado, que contará com o apoio da Prefeitura da Serra. Na ocasião, também foi assinado o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal.

O curso é inédito e promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A capacitação conta com polos (aulas teóricas) e micropolos (aulas teóricas e práticas) localizados em diferentes municípios do Espírito Santo.

Por meio de um termo de cessão de uso, assinado entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado, a Unidade Básica de Saúde de Bairro de Fátima integra o Micropolo Região Metropolitana.

Seis enfermeiros, dois deles da Serra, farão aulas no local por um ano. Serão disponibilizados para os alunos computador, acesso à internet, datashow, sala climatizada, entre outros equipamentos.

O Micropolo Região Metropolitana conta ainda com unidades de Cariacica, Vila Velha, Domingos Martins e Santa Teresa. Profissionais de várias regiões do Estado farão a pós-graduação, o objetivo é evitar que eles realizem grandes deslocamentos para estudar.

A Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional na área de Imunização é a primeira do País exclusivamente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“É importante para a Serra participar de um curso tão importante, colocando o nosso serviço à disposição, assim como nossas equipamentos. A capacitação destes profissionais vem para fortalecer a importância do conhecimento científico no SUS ”, disse a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Outra importante ação em prol da imunização foi a assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e diversas instituições, entre elas, o Tribunal de Contas do Espírito Santo, o Ministério Público do Espírito Santo e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES).

Fonte : Prefeitura da Serra