Prefeitura da Serra investe na formação de mulheres como cuidadoras de idosos

Prefeitura da Serra investe na formação de mulheres como cuidadoras de idosos

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil aumentou de 48 anos em 1960 para 77 anos nos dias atuais. É um fato positivo, mas que leva a desafios como a necessidade de profissionais especializados nos cuidados a pessoas idosas.

Tendo como base este cenário, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), está promovendo um curso gratuito para formar cuidadoras de idosos.

Iniciadas no começo de outubro, as aulas acontecem de segunda a sexta no Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Cramvis), em parceria com o Senac/Rede Capixaba Mulher e Trabalho.

São duas turmas, nos turnos matutino e vespertino, atendendo o total de 40 mulheres. Além de ser gratuito, o curso oferece as passagens para as alunas irem às aulas, caso necessitem de transporte.

Com carga horária de 160 horas, são abordados desde aspectos teóricos e legais, como estatuto do idoso, a assuntos referentes ao trato diário com o paciente. Neste campo, as alunas aprendem a lidar com situações de engasgo e até mesmo convulsões, além, é claro, de questões cotidianas referentes à higiene pessoal, hidratação e alimentação. A expectativa é que as aulas terminem no dia 11 de dezembro.

Uma das alunas é Vânia Hélia Oliveira Papaceni, moradora do bairro Residencial Centro da Serra. Atualmente atuando no comércio, ela vê o curso como uma oportunidade de mudar de profissão.

“É uma área que está crescendo,  tem muitas pessoas precisando de cuidadores de idosos qualificados. Porque às vezes tem pessoas da família que cuidam dos seus idosos mas não têm qualificação para isso”, explica a aluna.

 

“O curso é uma oportunidade de oferecer qualificação profissional a mulheres e contribuir para que o trabalho de cuidadoras capacitadas seja acessível a um maior número de pessoas idosas. Desta forma, atuamos em duas frentes: formamos profissionais, oportunizando melhorias na renda, e aumentamos a disponibilidade de suporte para as pessoas idosas do nosso município”, explica a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Lilian Mota.

Fonte: Prefeitura da Serra.