Serra celebra o primeiro aniversário do sistema de videomonitoramento
A Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV) completou no último dia 28 um ano de funcionamento. Localizada no Pró-Cidadão, em Jacaraípe, ela conta agentes municipais de segurança e de trânsito que monitoram 210 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade 24 horas por dia.
Além de câmeras com alta definição, o CCOV utiliza o sistema LPR para o reconhecimento de placas que estão com restrição judicial e a rádio comunicação – pelas famosas câmeras tagarelas.
A Central também conta com apoio de diversos programas, como o Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal; o Sistema Integrado de Inteligência da Segurança Pública do Estado do Espírito Santo (SISP-ES); e o site do Detran NET.
Entre os programas criados a partir da central de videomonitoramento estão o “Educação em Alerta” e o “De Olho no Cidadão”. O “Educação em Alerta” foi o projeto municipal pioneiro no Espírito Santo que abordou a segurança nas escolas, em que foram implementados 80 botões “Alerta Educação” em 40 unidades de ensino municipais. Além disso, foram realizadas mais de 747 interações nas entradas e saídas de alunos.
Já o “De Olho no Cidadão” possui o objetivo de interagir com o munícipe, principalmente em horários de picos e locais estratégicos, a fim de levar a sensação de paz social e simbolizar a presença física de um agente municipal. Com o programa, foram feitas mais de 1.024 interações pelas câmeras tagarela.
Veículos recuperados
O número de veículos recuperados é outro dado que chama a atenção. Após a instauração do CCOV, o número de recuperações pela Guarda Civil Municipal aumentou em 36%: em 2022, de janeiro a setembro, foram recuperados 94 veículos. Já em 2023, no mesmo período, foram 147.
A taxa de furto e roubo de veículos também apresentou uma queda de 12,5% se comparar os 1.300 crimes registrados de janeiro a setembro de 2022 contra os 1.137 registrados no mesmo período deste ano.
Processos via protocolos
Com a Central de Videomonitoramento foram disponibilizadas 47 imagens de incidentes como crimes e acidentes de trânsito que puderam agregar em investigações.
Melhorias
Nesses 12 meses desde o início do CCOV, alguns avanços são possíveis de serem notados como a disponibilização de imagens via link eletrônico para investigações; aperfeiçoamento do cerco inteligente de segurança para identificar carros que passam sem placas, por exemplo; alarme do cerco em tempo real no smarthphone do agente operacional; e disponibilização de imagens das vias públicas por meio de parceria com as TVs Gazeta e Vitória para informações do trânsito aos telespectadores.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui