Yanes Aquaviários que valorização de nossos pescadores e da indústria da pesca.

Yanes Aquaviários que valorização de nossos pescadores e da indústria da pesca.

O litoral do estado do Espírito Santo tem a pesca como grande potencial de geração de emprego e renda. São 14 municípios e 58 comunidades e distritos de pescadores no litoral capixaba. Existem cerca de 600 empreendimentos agrícolas, mais de 60 organizações do setor pesqueiro, uma frota de 3 mil embarcações e aproximadamente 16 mil pescadores profissionais e uma produção estimada em 22 mil toneladas por ano.
Sendo o setor pesqueiro de grande importância para o povo capixaba, o sindicalista Yanes Aquaviários, vem buscando apoio para ampliar e dar maior notoriedade às comunidades que com muita luta e sacrifício desenvolvem a indústria da pesca em nosso estado. “O setor pesqueiro é de grande relevância para economia de nosso Espírito Santo, pois é responsável pela geração de 14 mil empregos diretos e 5 mil empregos indiretos, sendo a principal fonte de renda de vários municípios como Marataízes, Itapemirim, Piúma e Conceição da Barra”, afirma o sindicalista Yanes Aquaviários.
A proposta do sindicalista, Yanes Aquaviários, membro da diretoria executiva do SINDAQUAVIÁRIOS – ES é bem definida e constitui em buscar maior valorização ao importante setor da pesca e aos profissionais pescadores, proprietários de peixarias e restaurantes especializados em culinárias de produtos pesqueiros, marca do estado no cenário turístico nacional e internacional.
Veja algumas proposta de Yanes Aquaviários para o setor da pesca:
1 – Apoio aos pescadores e comunidades pesqueiras.
– Orientação para acessar benefícios sociais.
– Assistência social para famílias de profissionais que vivem da pesca.
– Atualização de técnicas e cuidados com o meio ambiente.
– Apoio  para emissão de notas fiscais e assuntos financeiros.
2 – Incentivo para cadeia produtiva da pesca.
– Subsídios para estaleiros, equipamentos, barcos.
– benefícios para empresas de pesca, peixarias e restaurantes de pescados.
3 – Impulsionar o turismo litorâneo.
– Valorização dos nossos profissionais pescadores.
– Organização visual dos mercados de Pescados.
Segundo Yanes Aquaviários, ” a indústria da pesca tem um papel imprescindível na economia, as dificuldade que os nossos pescadores e empreendedores passam no dia dia são inúmeras e existe um potencial ainda não explorado, tornando enfraquecido o setor, desestimulando a atividade pesqueira em um estado litorâneo, com belíssimas praias e culinária reconhecida nacionalmente e internacionalmente, pela cultura que vai da panela de barro a moqueca capixaba”, finaliza o sindicalista, Yanes Aquaviários.