Vigilância Sanitária Orienta sobre Práticas Adequadas na Venda de Produtos Tradicionais da Semana Santa

Vigilância Sanitária Orienta sobre Práticas Adequadas na Venda de Produtos Tradicionais da Semana Santa

No Espírito Santo, a moqueca e a torta capixaba são dois pratos de grande representatividade durante as celebrações da Semana Santa, sendo que neste ano a Sexta-feira Santa cairá no dia 29 e a Páscoa no dia 31 de março.

Contudo, ambas as iguarias possuem como ingredientes principais pescados e o palmito, o que torna essencial a atenção às boas práticas na manipulação desses alimentos.

Por isso, a equipe da Supervisão do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária da Serra dará início ao projeto Semana Santa 2024, que contará com palestras ao longo de fevereiro e março.

O gerente da Vigilância Sanitária da Serra, Rodrigo Brandão explica o objetivo da iniciativa: “tem a finalidade de conscientizar empreendedores que atuam em feiras livres, peixarias, colônias de pescadores e supermercados, entre outros segmentos comerciais, sobre as práticas adequadas no manuseio e conservação na comercialização de produtos tradicionais da Semana Santa. O projeto contará com três momentos de palestras e abordará também outro tema oportuno para a preparação da comercialização dos produtos da Páscoa, cujo artigo principal é o chocolate”.

Supermercadistas

Está na programação do projeto, a palestra “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”,  que acontece quinta-feira (29), das 14 às 16 horas,  no auditório do prédio administrativo da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), em Serra Sede.  Neste caso, a capacitação é voltada para supermercadistas.

O evento é uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária da Serra da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), o Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o Centro Integrado de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Ciampe) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedec) e o Sebrae-ES.

Sobre o evento, a diretora do Ciampe, Rosilane Gripa, ressalta que a Palestra “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” não apenas busca informar, mas tem como propósito efetivo a transformação de hábitos. O objetivo é promover um ambiente comercial mais seguro, garantindo a saúde do consumidor e a qualidade dos produtos tradicionais da Semana Santa.

Outras palestras

A equipe da Supervisão do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária da Serra ainda ofertará outros dois momentos de palestras sobre “Manejo e conservação dos produtos tradicionais da Semana Santa”, nos dias 1º e 4 de março, às 14 horas.

Confira o serviço:

Projeto Semana Santa 2024

Palestra – “Manejo e conservação dos produtos tradicionais da Semana Santa”.

Horário: 14 horas.

Local: auditório do prédio administrativo da Secretaria de Saúde, na Rua Domingos Martins, nº 181, Centro Serra.

Quinta-feira (29) – supermercadistas.

1º de março – colônia de pescadores e peixarias.

4 de março – feirantes.

Fonte: Prefeitura da Serra.