Shopping da Serra promove ação especial em comemoração ao Dia da Luta contra Hepatites Virais nesta sexta-feira (28)

Shopping da Serra promove ação especial em comemoração ao Dia da Luta contra Hepatites Virais nesta sexta-feira (28)

Nesta sexta-feira (28), no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, será realizada uma ação de educação em saúde no Shopping Mestre Álvaro, Eurico Salles, com testagem rápida da população. O evento acontece entre 10 e 17 horas e é um alerta para o diagnóstico precoce das doenças.

A iniciativa é da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa). O evento faz parte da campanha Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais.

Como parte do Julho Amarelo, também foi realizado o Fórum Municipal de Hepatites Virais, no dia 13 de julho, no Vitória Apart Hospital, Boa Vista, que reforçou a importância da vacinação e teve como objetivo contribuir para o aprimoramento do conhecimento técnico das equipes da Secretaria de Saúde da Serra.

Vacinação

Existem hoje no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra Hepatite B – disponível para todo o público, de recém-nascidos a idosos, e a vacina contra Hepatite A – para crianças de 15 meses. Ambas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Serra.

Sobre o CTA/SAE

CTA/SAE é um equipamento da Secretaria de Saúde da Serra que realiza atendimento de testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C; orientações em aconselhamento individual com equipe multiprofissional; entrega de insumos de prevenção (preservativos); ambulatório de PrEP; acompanhamento médico e laboratorial para os munícipes com diagnóstico de HIV e hepatites virais (B e C); além de farmácia especializada para esses agravos. Funciona na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra.

Julho Amarelo 

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, que podem ser erradicadas. Para tanto se faz necessário implementar ações de combate através da ampliação das testagens; Identificação de portadores do vírus da hepatite B e C através de diagnóstico precoce; realização de campanhas de prevenção; oferecimento de suporte aos portadores do vírus da hepatite B e C através de orientação para o tratamento, da oferta de consultas e/ou encaminhamento a médicos especialistas, além de capacitação das equipes de saúde.

Fonte : Prefeitura da Serra