Serra se destaca no Encontro Nacional de Consultórios na Rua e de Rua

Serra se destaca no Encontro Nacional de Consultórios na Rua e de Rua

Começa nesta quinta-feira (19) o 6° Encontro Nacional de Consultórios na Rua e de Rua, que será realizado em Vitória. No evento, as boas práticas realizadas na Serra serão destaque.

O Encontro continua na sexta-feira (20) e no sábado (21), no Centro de Convenções. O evento propõe debater as práticas de assistência, ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde para os cidadãos em situação de rua.

Foram inscritos quatro trabalhos de quatro municípios do Espírito Santo, que concorriam a uma vaga, e o da Serra foi selecionado para uma apresentação oral como referência no Brasil de boas práticas da equipe de Consultório Na Rua.

A referência técnica em Saúde Mental da Secretaria de Saúde da Serra, Nivia Alves Mota, e a coordenadora do Serviço de Abordagem Social da Serra, Nathalia Polezi Dalmasio, apresentarão na sexta-feira (20), a partir das 14 horas, as experiências e os processos de trabalhos desenvolvidos com a população do município.

A experiência das duas aborda o trabalho em rede, destacando seus desafios e a integralidade na atuação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Consultório na Rua

Para atendimento da população em situação de rua na Serra, há o Consultório na Rua. A equipe acompanha, monitora e atende pessoas em situação de rua que tenham alguma questão de saúde, além de facilitar o acesso e o atendimento desses indivíduos aos demais equipamentos de saúde (unidades básicas, CAPS,  entre outros).

A equipe também realiza atendimentos na rua de acordo com prioridades clínicas e epidemiológicas/sociais, compartilhando o cuidado dessas pessoas com outras equipes de intersetorialidade das mais variadas políticas públicas.

O Consultório na Rua integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Serra, da qual também fazem parte: 40 unidades de saúde, sendo que as seis Unidades Regionais contam com equipes de saúde mental; o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi); CAPS Álcool e Drogas (AD); CAPS Mestre Álvaro (Transtornos); e para os casos de urgência e emergência as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Carapina, Castelândia e Serra Sede.

Fonte: Prefeitura da Serra.