Serra realiza mundial de corrida de montanha neste final de semana
Já imaginou subir o Mestre Álvaro quatro vezes seguidas? Pois esse é o pique dos atletas que vão competir no Mundial de Corrida de Montanhas (SkyRunning) que acontece a partir desta sexta-feira, dia 15, no Mestre Álvaro.
No total, são quatro modalidades de competições que se estendem também para o sábado (16) e o domingo (17): corrida de montanha (10 km, 20 km, 35 km e 9 km noturno), quilômetro vertical 5km, bike XCM (35 km e 70 km), cross Duathlon (2 km corrida + 35 km bike + 9 km corrida). Também haverá caminhada guiada ao pôr do sol para quem não vai competir.
O campeonato é realizado pela Insanity Mountain e conta com o apoio da prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).
O Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Enivaldo Dias, falou um pouco sobre o município da Serra ter sido escolhido para sediar esse campeonato Mundial, que está sendo realizado pela primeira vez no Brasil.
“É muito importante para nosso município receber um campeonato que tem essa dimensão. É uma grande honra ter o nosso Mestre Álvaro escolhido para sediar esse importante evento que vem pela primeira vez ao Brasil. Temos uma grande oportunidade de mostrar nossa cidade para pessoas de vários lugares do mundo”, ressaltou Enivaldo.
O Insanity Mountain Mestre Álvaro é considerado uma das provas mais difíceis do Brasil por conta da sua altitude e distância. Esta é a primeira e única prova no Brasil a ter a chancela ISF (International skyrunning federation), além de ser a segunda etapa do campeonato mundial de Quilometro Vertical.
De acordo com o organizador do evento, Ryan Rangel, este é único evento do gênero no estado com certificações nacionais e internacionais o que coloca o Espírito Santo na rota dos principais eventos esportivos do Brasil.
“Este será o quinto evento de corrida realizado na montanha conhecida como Mestre Álvaro e já atrai a atenção de atletas do Brasil e do Mundo. Já temos a confirmação de atletas da seleção Brasileira de Skyrunning, de nove estados brasileiros, além de países como Argentina, Chile , Espanha, Peru e Estados Unidos”, disse Ryan.
Mestre Álvaro
Com 833 metros de altitude, o Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas do Brasil, além de abrigar uma das últimas áreas de mata Atlântica de altitude no Espírito Santo. Essa será a quinta competição esportiva realizada no local.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.