Serra Prioriza Atendimento nas Unidades de Saúde com Investimentos em Capacitação e Conectividade

Serra Prioriza Atendimento nas Unidades de Saúde com Investimentos em Capacitação e Conectividade

Um total de 150 servidores das unidades de saúde básicas e regionais da Serra estão passando por capacitações visando aprimorar habilidades técnicas e comportamentais. A primeira turma, treinada nesta segunda-feira (11), teve acesso a conceitos e atividades práticas, focando em oferecer atendimento eficiente e humanizado alinhado aos princípios da administração pública.

A ênfase do treinamento incluiu o desenvolvimento da empatia, gestão de situações de crise e a compreensão do perfil e sentimentos dos usuários. Parte dos servidores treinados serão direcionados para a Unidade Regional de Saúde de Valparaíso, inaugurada nesta terça-feira (12).

A secretária de Saúde, Fernanda Coimbra, comenta que a nova unidade será uma marco para uma gestão moderna na Serra. “Vamos trabalhar com prevenção e com integração dos serviços e informações para a população”, comenta Fernanda.

Já a secretária adjunta de Saúde, Juliana Rocha, enfatiza a necessidade de preparo para lidar com diversas situações e oferecer um acolhimento eficaz. “Temos que lidar com as mais diversas situações nas unidades todos os dias, porque as pessoas chegam, muitas vezes, com questões que vão além da saúde. Por isso é muito importante nos prepararmos cada vez melhor para acolher e servir a todos”, comenta Juliana.

Serra + humana e conectada

A organização do treinamento está sendo gerenciada pela Secretaria de Saúde (Sesa) em parceria com a de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit).  A URS de Valparaíso é o primeiro espaço público que recebe o projeto da Seicit que está ampliando os pontos de internet gratuitos na Serra.

O titular da Seicit, Pedro Trindade, comenta que um elemento fundamental para se fazer inovação é o capital humano. “Os servidores têm papel fundamental nesse processo de transformação digital que estamos realizando na Prefeitura. As inovações são eficazes quando estão a serviço das pessoas”,  afirma Pedro.

Internet grátis

O projeto prevê ainda a instalação de 100 novos pontos de wi-fi em espaços muito utilizados pela população como unidades de saúde e praças públicas.  A internet gratuita estará disponível nas recepções das unidades para facilitar o uso dos serviços públicos como marcação de vacina, exames,  dentre outros.

O investimento no projeto é de R$4 milhões e deve estar funcionando  em diversos espaços públicos em até 90 dias.

Fonte: Prefeitura da Serra.