Serra convoca 41 médicos para reforço na saúde

Serra convoca 41 médicos para reforço na saúde

“Saúde é investimento”, já defende o prefeito da Serra, Sergio Vidigal. É tanto que em destaque no Diário Oficial da Serra desta sexta (27) há a convocação de 41 médicos. São 18 clínicos-geral, dois endocrinologistas pediátricos, seis ginecologistas obstétricos, dois ortopedistas adultos e 13 pediatras. Trata-se de uma ação necessária para cuidar ainda mais da família serrana.

Tanto os clínicos quanto os ginecologistas e pediatras vão atuar, a partir de primeiro de setembro, nas Unidades de Saúde. Alguns nas básicas e, outros, nas regionais. Já as especialidades de endocrinologia e ortopedia, essas estarão concentradas no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Carapina, também a partir de setembro.

“A principal tarefa da saúde no município é a atenção primária. Desde que assumi, temos feito incessantemente processos seletivos simplificados para médicos e demais profissionais da saúde. Isso para recompor as equipes de estratégia de Saúde da Família, que faz parte do Plano Municipal de Saúde. A proposta de Saúde para o município é ter uma boa cobertura, além de acompanhamento das famílias. Aproveito para destacar a necessidade de atualização do cadastro dos munícipes no SUS. E, voltando às contratações, elas são fundamentais para a gente recompor o quadro de profissionais nas unidades de saúde”, afirma a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho.

Não que a atenção secundária não esteja no radar da Saúde da Serra. Muito pelo contrário, justifica, a secretária:

“A continuidade da atenção primária também está ligada a alguns programas específicos, como o acompanhamento de pacientes com tuberculose, hanseníase, a saúde mental. Por isso a necessidade de termos especialistas”, concluiu.

Esses profissionais participaram de um processo seletivo simplificado com validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Para finalizar, Bernadete Coelho explica, que, até que o quadro de profissionais da saúde esteja completo, a convocação é constante.

Reprodução PMS