Serra +Cidadã: saúde realizou mais de 200 consultas oftalmológicas

Serra +Cidadã: saúde realizou mais de 200 consultas oftalmológicas

A sétima e última edição de 2022 do Serra +Cidadã foi um grande sucesso. Além da festa de Natal que aconteceu com direito a chegada do Papai Noel de helicóptero, presentes, brincadeiras e guloseimas para as crianças, a Prefeitura da Serra entregou, no Pavilhão de Carapina diversos serviços.

As equipes de Saúde da Serra estavam com tudo, basta dizer que foram realizadas 201 consultas oftalmológicas e mais de 100 avaliações odontológicas, das 9h às 16 horas, sem agendamento. Também teve consulta com cardiologista: 50 pacientes agendados receberam atendimento no local.

A Tenda da Saúde também esteve bastante movimentada, com a oferta de serviços como aferição de pressão e orientação nutricional. Foram realizados mais de 140 atendimentos a munícipes. Também teve Dia D de Vacinação, com 244 doses de vacinas aplicadas. Entre os imunizantes disponíveis havia os das campanhas vigentes, além de rotina.

As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também estiveram presentes, na última edição do ano do Serra +Cidadã. Mais de 90 pessoas foram atendidas, e 276 testes rápidos para sífilis e as hepatites B e C foram realizados.

A Saúde Mental também esteve no radar das ações em saúde oferecidas no Pavilhão de Carapina, com auriculoterapia e aromaterapia. Mais de 60 munícipes conheceram essas técnicas. No caso da auriculoterapia, por exemplo, ela é derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

Já, a aromaterapia, é reconhecida como “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”.

E não parou por aí. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde também fizeram agendamento de mamografia, realizaram eletrocardiograma, deram orientação sobre tabagismo.

 

Fonte: PMS