Secretaria de Saúde da Serra Destaca a Relevância da Vacinação contra o Tétano
O tétano, causado pela bactéria Clostridium tetani, não é contagioso, mas pode levar à morte. Por isso, é importante lembrar que a principal medida de prevenção contra a doença é a vacinação. Na Serra, há doses disponíveis para todas as faixas etárias, da criança ao idoso, e inclusive para gestantes.
O objetivo do alerta é reforçar a cobertura vacinal contra a doença no município. Por isso, a orientação da Secretaria de Saúde da Serra para os munícipes é manter o esquema vacinal em dia. O alerta vai para aquelas pessoas que tomam vacina contra o tétano, mas não retornam aos postos para tomar o restante das doses.
O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de três doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada.
Em caso de ferimentos graves ou gestação, deve-se antecipar a dose de reforço caso a última dose tenha sido há mais de 5 anos.
Tétano acidental
A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa. A pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo para a avaliação da necessidade de soro ou vacina.
Tétano neonatal
É uma doença aguda grave que acomete o bebê nos primeiros dias de vida, a imunidade do recém-nascido é feita por meio da vacinação adequada da gestante.
Locais de vacinação:
Na Serra, a vacinação sem agendamento acontece aos finais de semana no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, nas unidades de saúde da Serra que abrem aos sábados e durante os mutirões do Serra + Cidadã e Serra + Saúde.
De segunda a sexta-feira, o morador também pode procurar a Sala de Vacinação da unidade de saúde de sua referência, de acordo com o horário de cada uma delas.
Confira quais são as vacinas contra o tétano:
– Pentavalente (vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B-recombinante e Haemophilus influenzae B – conjugada): disponível para crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade, podendo ser administrada até 6 anos 11 meses e 29 dias.
– DTP (tríplice bacteriana) – (vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis): disponível para reforços aos 15 meses e 4 anos de idade, podendo ser aplicada até 6 anos, 11meses e 29 dias.
– Dupla adulto (dT – difteria e tétano): disponível para toda a população a partir dos 7 anos de idade; recomendam-se três doses e um reforço a cada dez anos, de acordo com a situação vacinal.
– dTpa (vacina difteria, tétano e pertussis acelular tipo adulto): disponível para as gestantes com 1 dose a partir da 20ª semana da gestação); puérperas que não se vacinaram na gravidez; e trabalhadores da saúde.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.