Saúde da Serra abre consulta pública do elenco de medicamentos na 4ª REMES

Saúde da Serra abre consulta pública do elenco de medicamentos na 4ª REMES

A Secretaria de Saúde da Serra abriu consulta pública do elenco de medicamentos selecionados na 4ª Revisão da Relação de Medicamentos Essenciais do Município da Serra (REMES), de agosto deste ano. Foram 122 contribuições recebidas de profissionais de saúde que atuam na rede municipal, entre eles, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, entre outros.

As análises realizadas na REMES preconizaram a seleção de medicamentos seguros, eficazes, com registro na Anvisa e com indicação terapêutica definida. Também foram consideradas as concentrações e/ou formas farmacêuticas que possibilitem melhor ajuste posológico terapêutico, que apresentem melhor custo e qualidade, apresentem baixa e conhecida toxicidade e reações adversas. A última revisão de medicamentos realizada pelo município foi em 2019.

Foram incluídos 22 novos medicamentos, entre eles, para tratamento da saúde mental, hipotireoidismo, tratamento de infecção urinária em gestantes, suplemento nutricional, fitoterápicos, expectorante, entre outros. Também foram incluídos itens farmacêuticos para composição do elenco do atendimento de urgência e emergência, de uso hospitalar.

Com essa revisão, o município passa a ter uma lista com 269 medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica Municipal. Com a consulta pública, essa lista poderá sofrer alguma alteração, seja para inclusão ou exclusão de itens.

O município convida a todos a contribuir, através do e-mail [email protected], com esse processo democrático para a disponibilização de medicamentos na Saúde da Serra. O prazo vai de 29 de dezembro de 2022 a 23 de janeiro de 2023.

Confira a lista em anexo.

Vale ressaltar que a atualização permanente do elenco de itens farmacêuticos padronizados no município visa a promover o uso racional de remédios, ampliar o arcabouço terapêutico, além de ser  norteadora das prescrições de medicamentos no âmbito da rede municipal de serviços de saúde.

Fonte: PMS