Robôs criados por estudantes da rede municipal são apresentados em evento educacional

Robôs criados por estudantes da rede municipal são apresentados em evento educacional

A tecnologia está em alta na educação da Serra! Na última quarta-feira (28) os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aureníria Correa Pimentel, em Novo Horizonte, apresentaram um robô construído por estudantes do 8º e 9º ano no Projeto de Robótica e Programação SerraInCode.

A ideia do projeto é promover a aplicação de fundamentos de robótica básica e programação computacional nas escolas, potencializar práticas de aprendizado multidisciplinar e incentivar o protagonismo estudantil, tornando o conceito de robótica mais próximo do cotidiano dos estudantes.

“O trabalho final é um protótipo de robô que recebe programação para movimentar braços e cabeça que os estudantes desenvolvem ao longo das aulas. A ideia é expandir para outras unidades de ensino da nossa rede”, disse Izaque Faria, gerente de Tecnologias Educacionais.

O projeto é uma parceria da Prefeitura da Serra com o Instituto Federal da Serra (Ifes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes). Em 2024 ele será ampliado para outras unidades de ensino do município.

O projeto

Os cerca de 50 alunos matriculados no Projeto de Robótica e Programação SerraInCode passaram por uma abordagem inicial sobre informática básica, na qual foi ensinado como utilizar mouse, teclado, ferramentas de escrita (Word) e o e-mail.

Em seguida, houve a imersão em eletrônica. Com a ajuda de um software de simulação, os estudantes aprenderam os conceitos básicos de eletrônica.

O primeiro contato com a programação veio em seguida, com a realização de várias atividades usando diversos componentes eletrônicos.

Depois da imersão na simulação foi hora da colocar a mão na massa.  O projeto final contemplou todos os componentes estudados ao longo do curso e o resultado foi a construção conjunta de um robô que movimenta a cabeça e os braços e pisca os olhos. Cada robô foi caracterizado e teve o código de dança elaborado pelos próprios alunos.

Fonte : Prefeitura da Serra