Refletores da orla das praias de Balneário de Carapebus e Bicanga serão desligados à noite

Refletores da orla das praias de Balneário de Carapebus e Bicanga serão desligados à noite

A partir desta quinta-feira, 08, a iluminação dos refletores da orla das praias de Balneário de Carapebus e Bicanga será desligada para assegurar a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, que segue até o fim do mês de março. A iluminação passou por adequação há aproximadamente um ano, após minuciosa avaliação por parte da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese).

Na ocasião da adequação, a iluminação teve seus circuitos separados, de forma a garantir que o calçadão pudesse continuar iluminado enquanto a areia da praia conta com a luminosidade natural, garantindo que os filhotes de tartarugas marinhas não se desloquem para o asfalto, como ocorria até 2020.

A Sese esclarece que até o fim do mês de março os refletores serão apagados sempre às 21 horas, mas reforça que o calçadão permanecerá com as luminárias acesas normalmente durante toda a noite, graças ao circuito elétrico independente. O novo procedimento observa a orientação via ofício, emitida pelo Projeto Tamar/ICMBio.

A medida adotada tem o intuito de garantir o transcurso adequado do processo natural de reprodução desses animais, no período que se repete nas praias do município anualmente

Adequação da iluminação foi autorizada em julho de 2021

No dia 10 de julho de 2021, o prefeito Sergio Vidigal assinou Ordem de Serviço, autorizando investimento de mais de R$ 165 mil para a adequação da iluminação pública da orla de Balneário de Carapebus e Bicanga.

Na ocasião, o Centro TAMAR/ICMBio, se manifestou por nota, citando que em 2020 acompanhou a instalação e desde então vinha prestando orientações técnicas para adequação da iluminação, e demonstrou sua satisfação à gestão do prefeito Sergio Vidigal ao receber a notícia da assinatura da Ordem de Serviço, que tinha o objetivo reduzir os impactos da iluminação já para a próxima temporada reprodutiva das tartarugas marinhas.

 

Fonte: PMS