Professores da rede municipal de ensino contam histórias inspiradoras

Professores da rede municipal de ensino contam histórias inspiradoras

Dedicação, Criatividade e Competência. Características que não faltam na Prefeitura da Serra, que conta com excepcionais personalidades que dão a cara para a rede de ensino e que se desafiam todos os dias a levar o conhecimento aos alunos de nossa cidade das formas mais criativas que já se viu.

No último sábado, 15 de outubro, comemoramos o Dia do Professor, dia dos mestres que guiam nossa trajetória intelectual e profissional. Para homenagear nossos professores, entres os dias 17 e 21 de outubro, vamos conhecer histórias de professores da rede de ensino municipal da Serra que nos inspiram todos os dias.

Elandia Aparecida Pereira Rodrigues, 40, graduada em Ciências Biológicas e mestranda em Ciências começou a lecionar em 2009. Elandia atualmente exerce o cargo de diretora da Emef Manoel Vieira Lessa, mas não se afastou das atividades pedagógicas e divide a jornada do dia a dia, criando e incentivando projetos que transmitem conhecimento aos alunos através da prática.

Com a especialização em ciências biológicas contribui com o meio ambiente através do seu conhecimento técnico e pedagógico e com criatividade de sobra, vem levando experiência prática aos alunos da Unidade de Ensino da Serra em que trabalha.

*O projeto*

Em janeiro de 2022, a EMEF Manoel Vieira Lessa foi toda climatizada. Os aparelhos de ar-condicionado instalados na escola estavam gerando um acúmulo grande de água. Pensando em uma solução para reaproveitamento desta água, foi criado um esquema de captação

A água passou a ser redirecionada para a manutenção da horta da escola, projeto que também preza pelos cuidados com o meio ambiente, uma vez que a parte financeira necessária para manter a horta funcionando vem do projeto “Tampinha do Bem”, em que os alunos, junto às famílias recolhem tampinhas que são vendidas para reciclagem. O valor é revertido para manutenção da horta, como por exemplo, compra de mudas.

“Com as ações temos a oportunidade de mostrar para os alunos a importância da sustentabilidade, da preservação ambiental e os professores trabalham essa prática também de forma didática. Como por exemplo, o ciclo da água e do solo. São inúmeros os recursos didáticos que os projetos proporcionam. Desde que começamos a captação, conseguimos além de realizar a manutenção da horta, também utilizar a água para limpeza da escola”, explicou Elandia.

 

Fonte: PMS