Pró–Cidadão recebeu centenas de pessoas no primeiro mutirão de cadastramento para cuidadoras
Neste sábado (25), o Pró–Cidadão, em Portal de Jacaraípe, recebeu centenas de pessoas, no primeiro mutirão de cadastramento de cuidadoras (es) de pessoas com deficiência. O benefício vai garantir atendimento prioritário, no município.
A cuidadora Jéssika Cabral, mãe de uma criança com autismo, foi a primeira a ser atendida no mutirão e elogiou muito a iniciativa. “O atendimento está sendo muito rápido e humanizado. Saí de uma cidade na Bahia, porque não conseguia os serviços que a minha filha precisa. Aqui na Serra me senti acolhida e isso é muito importante para quem, como eu, já tem de lidar com muitas outras questões por conta do autismo”, afirma Karla.
Para Juliana Nicácio, que tem um filho de 11 anos com deficiência e é uma das coordenadoras coletivo Mães Eficientes, esse cartão vai facilitar a vida de quem cuida de pessoas tão especiais. “Nossa vida é sempre corrida. Muitas vezes, resolvemos as coisas no intervalo que nossos filhos estão na escola e por isso é muito importante termos essa prioridade”, disse Juliana.
Nicácio ainda afirma que o cartão vai facilitar a questão da identificação das crianças. “Tem deficiências que não são visíveis e essas mães tinham de ficar carregando o laudo da criança. Agora, é só apresentar o cartão”
A secretária de Direitos Humanos, Lilian Mota, afirma que esse é um projeto muito especial da administração do prefeito Sérgio Vidigal para cuidar de quem cuida. “Essas mães também precisam de atenção. Elas necessitam de ter mais tempo para cuidar de si e de seus filhos”, pontua Lilian.
O cartão de identificação será emitido gratuitamente, e terá validade em todo o município, devendo ser renovado a cada cinco anos.
Fonte : PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.