Prefeitura da Serra lança campanha de incentivo à contratação de mulheres
As mulheres ocupam menos de 40% dos cargos gerenciais no Brasil, além de receberem salários 23% menores, segundo pesquisa recente no IBGE. Para auxiliar na redução dessa desigualdade e fomentar o protagonismo feminino, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) está ofertando um serviço para facilitar a contratação do público feminino no município.
A secretaria disponibiliza a empresas interessadas em contratar mulheres um banco de dados com mais de 15 mil pessoas cadastradas que estão aptas para o mercado de trabalho. Esse mapeamento conta com diversos recortes como escolaridade, experiência, raça, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros quesitos.
A titular da Seppom, Lilian Mota, explica que o serviço, além de gerar mais empregos, facilita a vida das empresas na hora da contratação. “As entidades nos procuram com um perfil definido e nós elencamos aquelas que atendem os requisitos. Então encaminhamos para os contratantes realizarem a seleção”, explica Lilian
Os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos. Recentemente, por meio do banco de dados, houve a contratação de mulheres trans e que sofreram violência doméstica em empresas na Serra que consultaram o banco de dados.
Diversas outras ações estão sendo feitas na Serra com foco no empoderamento das mulheres, a exemplo das atividades do Mês da Mulher, desenvolvidas em março, que incluem homenagens, qualificação em empreendedorismo, oferta de diversos serviços nos bairros, esporte, inclusão de mulheres trans, dentre outras.
Reprodução PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.