Prefeitura da Serra atuou em prevenções e combates no Dia Mundial das Zoonoses
No dia 06 de julho é comemorado o Dia Mundial das Zoonoses. Mas, aqui, você sabe o que são zoonoses? São doenças infecciosas transmissíveis de animais para seres humanos. A dengue, zika, chikungunya, esporotricose e raiva são exemplo de zoonoses.
Uma zoonose pode ser transmitida através de mordidas e arranhões, contaminação de comida, água, solo, além de contato com fezes e carcaças. Outra forma comum de transmissão acontece durante o abate de animais. A transmissão também pode ocorrer diretamente do hospedeiro.
A atuação do combate e controle dessas doenças é de responsabilidade das equipes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), vinculada à Secretaria de Saúde. Quem já não acompanhou o itinerário do fumacê pelo site da Prefeitura da Serra, divulgado toda segunda-feira? Ou ficou de olho nas campanhas de vacinação aintirrábica? Pois bem, essas são algumas atribuições da VAS, que conta com a atuação de agentes de endemia, agentes de controle ambiental, além de bióloga e veterinários.
Disque-dengue
O fumacê é uma das ações realizadas pelas equipes de endemia da Vigilância Ambiental em Saúde que conta, também, com o serviço de Disque-dengue. De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, os munícipes poderão entrar em contato pelo 3228-5394. Já, aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas, pelo 3338-9907 ou 3328-4709. Tem mais novidade! Agora, os moradores também poderão fazer suas denúncias e sugestões através do 98166-1472.
O munícipe não precisa se identificar, muito embora seja fundamental que forneçam o endereço do local denunciado, bem como ponto de referência, caso tenha. Agora, com o número de celular, até fotos e vídeos dos locais poderão ser enviados às equipes da VAS.
Para você entender melhor como funciona o serviço, é o seguinte: toda denúncia gera uma ficha de atendimento. A partir daí, os agentes de endemia vão ao local para averiguar. Há situações em que o combate já é realizado. Caso não seja, ações são traçadas para execução posterior.
Mas, aqui, o serviço Disque-dengue não é para solicitação de fumacê. O trabalho do fumacê segue um itinerário programado, contemplando todos os bairros com município, com retorno entre 15 e 20 dias.
Fonte: PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.