Portões da Ufes voltam a ser fechados

Portões da Ufes voltam a ser fechados

Os portões da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, voltaram a ser fechados na manhã desta segunda-feira (13). A paralisação, que inclui os professores, deve continuar até, pelo menos, quarta-feira (15).

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade Federal (Adufes), a decisão foi tomada após a reitoria cancelar uma reunião, prevista para a última sexta-feira (10). Um dos assuntos que seriam discutidos é reformulação do calendário acadêmico.

O Comando Local de Greve (CLG) Docente defende a suspensão do calendário acadêmico da Ufes “por entender que essa é a melhor forma de resolver uma série de problemas que estão ocorrendo em razão de chefias que insistem em cobrar tarefas e prazos desrespeitando professoras/es que estão em greve”, afirma.

A Associação aponta que a suspensão parcial das atividades, isto é, com alguns docentes furando a greve, pode prejudicar os alunos e que, posteriormente, precisarão cursar outras disciplinas dos professores que estão acompanhando a deliberação da categoria e estão com as  atividades paralisadas.

“Além disso, elas/eles podem perder atividades avaliativas e precisam ter a garantia do direito à avaliação e reposição de aulas, especialmente naqueles cursos que deliberaram por greve estudantil”

A princípio, no dia 6 de maio, em reunião com o Comando Local de Greve Docente, a Administração Central da Ufes orientou o movimento a encaminhar o pedido ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o que segundo, a Associação, foi prontamente feito.

Entretanto, no dia 8 de maio, a própria Reitoria suspendeu a reunião que aconteceria na sexta-feira (10). O cenário posto, diz a Adufes, já é de comprometimento do calendário acadêmico, obrigando a reformulação em algum momento.

“Na prática, o calendário já está suspenso, adiado e/ou alterado, e sua manutenção de maneira precária prejudica docentes e estudantes. Diante disso, o Comando Local de Greve Docente questiona por qual razão ele não é suspenso oficialmente”.

O que diz a UFES?

A Administração Central da Ufes informa que foi pega de surpresa, na manhã desta segunda-feira, com o fechamento dos portões de acesso ao campus de Goiabeiras por parte de alguns professores grevistas, e desconhece o motivo do bloqueio, uma vez que tem mantido diálogo com representantes da categoria. “A Administração Central da Ufes está se reunindo agora pela manhã e divulgará uma nota com orientações para a comunidade universitária e para a comunidade em geral”.
Fonte: ES Hoje