PCDs em Foco: alunos da EMEF Serrana participam de atividades esportivas Adaptadas e refletem sobre inclusão
Os estudantes da Emef Serrana, em São Judas Tadeu, irão refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência se colocando no lugar delas por meio do esporte.
Eles vão participar de uma partida de futebol de cegos e também de uma disputa de vôlei sentado.
Tudo faz parte da programação da escola em torno do Setembro Verde, a partir das 8h na próxima quinta-feira (14).
No futebol, eles terão os olhos vendados. Nessa adaptação, cada time é formado por cinco jogadores: um goleiro e quatro na linha.
Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de cegos são silenciosas, em locais sem eco. O jogo é dividido em dois tempos de 15 minutos, com 10 minutos de intervalo. O goleiro tem visão total.
A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol.
A escola também preparou uma partida de vôlei sentado. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.
Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora.
“É interessante para os estudantes sentirem como essas modalidades esportivas são disputadas pois é mais um incentivo para que eles tomem consciência do que a pessoa com deficiência enfrenta e de como é importante a gente lutar pela inclusão dela na sociedade em geral”, explica a professora de Educação Especial, Mariana Torres.
Atualmente, a Emef Serrana atende a 70 estudantes com deficiência. São cadeirantes, autistas e aluno de baixa visão. A equipe de Educação Especial conta com 10 professores especialistas e 10 cuidadores.
A escola também irá lançar a banda de congo Toque Especial Serrana, com estudantes PCDs e demais alunos da Emef. A manhã se completa com um show da banda Casaca.
Confira a programação:
8h – Abertura com falas do diretor Orias Júnior e equipe pedagógica.
Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda Toque Especial Serrana
Repertório variado com flautista Alan Coutinho
8h30 – Futebol de cegos e vôlei sentado
9h10 – Banda Toque Especial Serrana
9h30 – intervalo
10h – show com a banda Casaca
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui