IPS: parceria com a prefeitura rende ótimos resultados para os segurados
Uma gestão com foco na excelência e em tratar seus segurados como vidas, foi o que o público pôde se perceber na primeira audiência pública de prestação de contas da história do IPS, realizada nessa quarta-feira (7).
Os resultados apresentados dizem respeito aos meses de janeiro a outubro de 2022 e mostram que, além de solucionar pendências passadas, a equipe tem trabalhado com um olhar para o futuro, ampliando a parceria com a Prefeitura em prol da melhoria dos serviços, aperfeiçoamento dos programas e construção de um legado de boas práticas de governança.
Dentre as ações mais perceptíveis aos segurados, estão o número de benefícios concedidos e a criação de projetos voltados as suas necessidades.
Com relação aos benefícios, a Gestão bateu o recorde de 2021, de 23 pensões e 101 aposentadorias, com 27 pensões e 194 aposentadorias concedidas até outubro deste ano.
Já no que diz respeito aos programas, foram criadas e vêm sendo desenvolvidas atividades de: pós-aposentadoria no A Vida Não Para; de pré-aposentadoria e educação previdenciária no projeto IPS Itinerante; de assistência social aos pensionistas no projeto Apoio no Luto; além de uma rotina de comunicação e transparência que possibilita que essas e outras informações cheguem ao público.
E, para que esses números e medidas se mantenham ou mesmo evoluam, é necessária uma estrutura financeira eficiente que dê sustentação às ações. Nesse sentido, o Instituto regularizou a operacionalização de processos da Compensação Previdenciária (Comprev) e bateu recorde de arrecadação. Foram arrecadados, aproximadamente, R$ 3 milhões a mais em relação ao mesmo período de 2021.
Desse modo, o IPS foi reconhecido este ano pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) entre os dez melhores Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) do País na modalidade Governança. E não pretende parar por aí.
No fim de dezembro, a autarquia passará por uma auditoria para buscar a certificação Pró-Gestão, uma espécie de ISO da Secretaria de Previdência. Já, em 2023, estão previstas a realização de um censo previdenciário e de um seminário de grande porte na área, inédito na história do Instituto.
O secretário municipal da Fazenda e conselheiro do Instituto, Henrique Valentim Martins da Silva, esteve presente à audiência pública. Como conselheiro, tem constatado a busca da excelência em serviços mais de perto. Ele elogiou o desempenho do IPS e comentou sobre o papel da Prefeitura nessa mudança de paradigma.
“A autarquia vem realizando um trabalho maravilhoso, com impacto em todos os setores, e informando seus atos de gestão por meio de uma linguagem fácil e intimista. E, para que esses resultados sejam consistentes, a PMS tem ampliado a parceria com o Instituto, mantendo os repasses e parcelamentos em dia. Somente no mês de abril de 2022, a Prefeitura quitou um parcelamento de 2015 de mais de R$ 18 milhões. Estamos cuidando do presente e do futuro dos servidores da Serra”, afirmou o secretário.
A diretora-presidente Christiani Vieira fez questão de agradecer a todos que estão envolvidos com a qualidade de vida dos segurados e de suas famílias.
“Sinto-me muito grata pelo empenho dos servidores e conselheiros do IPS, dos vereadores, que têm analisado nossos pedidos com toda a atenção e cuidado, dos bancos parceiros, pela assistência e colaboração para o desenvolvimento de novos projetos. E não poderia deixar de agradecer ao prefeito Sergio Vidigal, pela confiança e olhar humanizado para com nosso público. Sigamos em busca de novas conquistas para os servidores”.
Fonte:PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.