Outubro rosa: prefeitura da serra já fez mais de 11 mil agendamentos para mamografia em 2021

Outubro rosa: prefeitura da serra já fez mais de 11 mil agendamentos para mamografia em 2021

No último sábado (23), o Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames) estava digamos, que, cor-de-rosa. Ou florido com moradoras da Serra? Também serve! Isso porque, das 8 às 17 horas, as portas do ambulatório, localizado em Carapina, estiveram abertas, para receber as mulheres serranas com idades entre 40 e 69 anos, que necessitavam agendar o exame de mamografia. Em 2021, a Prefeitura da Serra agendou 11.451 mamografias.

E elas corresponderam ao convite, feito pela Prefeitura da Serra: nesse dia, 536 moradoras do município distribuíram sorrisos, ao garantir o exame de imagem, tão importante para o diagnóstico e prevenção contra o câncer de mama. Afinal de contas, ainda estamos no Outubro Rosa!

Os exames de imagem já começaram a ser realizados em uma clínica conveniada com a prefeitura, em Laranjeiras. Há programação para mamografia até novembro.

A livre demanda para agendamento de mamografia aconteceu, simultaneamente, com a terceira edição do “Sobre Pele Rosa – Plantão Dermatológico”. Sendo assim, a Saúde da Serra realizou, em parceria com a Emescam, 70 consultas dermatológicas, além de 20 preventivos. Um total de 626 serviços, em apenas um dia, se somarmos os agendamentos de mamografias realizados.

Unidades de Saúde

Na Saúde da Serra, o exame de mamografia também pode solicitado via consulta, pela equipe de saúde da Unidade de Saúde mais próxima da casa da paciente. Destacando, que, a mamografia deve ser realizada nas mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama), com idade entre 50 e 69 anos, que é o público-alvo, ou maiores de 35 anos, se apresentarem histórico familiar da doença ou histórico pessoal de câncer de mama. Nesse caso, entram as pacientes já tratadas. Em menores de 35 anos, o exame de escolha é a ultrassonografia mamária.

As mamografias de rastreamento podem ser solicitadas por enfermeiros e médicos. Já as diagnósticas, ou seja, quando há sinais suspeitos e precisam ser investigados, somente o médico poderá solicitar.

Reprodução PMS