ONG Recupera Nascente do Horto da Serra e Transforma em Projeto Educacional

ONG Recupera Nascente do Horto da Serra e Transforma em Projeto Educacional

Na Serra, a educação ambiental é levada a sério por um grupo de ambientalistas que fomenta desde cedo, nas creches e escolas do município, a importância da preservação do meio ambiente. O grupo Amigos do Mestre Álvaro, uma ONG idealizadora do Projeto Tororó, destaca-se por suas iniciativas de sensibilização e educação ambiental – e que tem como objetivo recuperar e proteger nascentes no Jardim Botânico ou Horto da Serra.

Responsável pela formação do lago do Jardim Botânico (Horto) da Serra Sede, o grupo recuperou uma nascente urbana existente na região. A entidade teve um projeto de recuperação aprovado e utilizou recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para reflorestar, implantar paisagismo e instalar um filtro, visando reduzir impactos da poluição por esgoto.

A ONG agora leva a sensibilização para dentro das salas de aula. Os ambientalistas realizam ações educativas com palestras nas escolas e, posteriormente, com atividades externas, onde os alunos podem ver de perto o trabalho de recuperação da nascente do Horto.

Segundo Jean Robert de Souza, cerca de 250 alunos já participaram do projeto, entre palestras e visitas guiadas. As escolas interessadas em participar do projeto ambiental podem agendar diretamente pelo e-mail da ONG [email protected] ou por meio do Instagram.

Alunos do Caic de Feu Rosa, CMEI Mônica em Serra Sede e EMEF Jardim Bela Vista já foram atendidos pelo projeto. Jean explica que os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância das nascentes e a preservação do meio ambiente, além de participar de uma oficina prática de bombas de sementes.

O Projeto Tororó segue uma metodologia estruturada em cinco etapas: palestras e atividades lúdicas, como teatro, para sensibilização ambiental; remoção da degradação e cercamento das áreas de nascentes; implantação do modelo Caxambu, que protege nascentes contra contaminações externas; plantio de mudas e nucleação para recuperação de áreas degradadas; comunicação do projeto, incluindo palestras de divulgação, ações em escolas, folders e trilhas auto-guiadas.

Os Amigos do Mestre Álvaro contam com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra e financiamento pelo Fundo Municipal de Conservação Ambiental da Serra. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (27) 997908261 (Bismarck).