On-line: saiba como agendar serviços do departamento de trânsito

On-line: saiba como agendar serviços do departamento de trânsito

A partir desta segunda-feira (03), serviços como a indicação de condutor, antecipação de débito de multa e cartão de estacionamento para idoso serão solicitados de maneira exclusivamente digital.

A mudança acontece em função do decreto n° 736/2021, que define prazo limite para a autuação de processos físicos e o início das atuações de processos totalmente digitais na Prefeitura.

Segundo o diretor do DOT, Fábio Alves, os serviços digitais representam uma grande melhoria não só para o fluxo de operações do departamento, mas principalmente para o cidadão. “Além de agilizar os nossos processos internos, diminuindo o acúmulo de papel e reduzindo as etapas do atendimento, o serviço digital dá mais conforto e segurança ao cidadão, que evita filas, gastos com locomoção, e pode acompanhar todo o trâmite de casa”, explica.

Então, se você  precisa de algum serviço do Departamento, fique atento ao passo a passo para realizar a sua solicitação.

Entre no site serra.es.gov.br e vá até a aba “serviços digitais”. Depois, cadastre-se com login e senha, e clique em “Iniciar processo eletrônico”. Em seguida, “Secretaria de Defesa Social”, e escolha a opção desejada para abrir o processo:

  • Indicação de condutor;
  • Defesa de Autuação;
  • Defesa de Penalidade;
  • Conversão de Penalidade em Advertência;
  • Recurso CETRAN;
  • Antecipação de débito de multa;
  • Solicitação de interdição de via para eventos;
  • Cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. 

Após cadastrar os documentos necessários, o cidadão pode acompanhar a tramitação de seu pedido via e-mail. “Este passo é muito importante para todo o Departamento, e para todo o município. Esperamos, com isso, facilitar ainda mais a vida do morador da Serra”, comenta Fábio.

 

Fonte: PMS