On-line: saiba como agendar serviços do departamento de trânsito
A partir desta segunda-feira (03), serviços como a indicação de condutor, antecipação de débito de multa e cartão de estacionamento para idoso serão solicitados de maneira exclusivamente digital.
A mudança acontece em função do decreto n° 736/2021, que define prazo limite para a autuação de processos físicos e o início das atuações de processos totalmente digitais na Prefeitura.
Segundo o diretor do DOT, Fábio Alves, os serviços digitais representam uma grande melhoria não só para o fluxo de operações do departamento, mas principalmente para o cidadão. “Além de agilizar os nossos processos internos, diminuindo o acúmulo de papel e reduzindo as etapas do atendimento, o serviço digital dá mais conforto e segurança ao cidadão, que evita filas, gastos com locomoção, e pode acompanhar todo o trâmite de casa”, explica.
Então, se você precisa de algum serviço do Departamento, fique atento ao passo a passo para realizar a sua solicitação.
Entre no site serra.es.gov.br e vá até a aba “serviços digitais”. Depois, cadastre-se com login e senha, e clique em “Iniciar processo eletrônico”. Em seguida, “Secretaria de Defesa Social”, e escolha a opção desejada para abrir o processo:
- Indicação de condutor;
- Defesa de Autuação;
- Defesa de Penalidade;
- Conversão de Penalidade em Advertência;
- Recurso CETRAN;
- Antecipação de débito de multa;
- Solicitação de interdição de via para eventos;
- Cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
Após cadastrar os documentos necessários, o cidadão pode acompanhar a tramitação de seu pedido via e-mail. “Este passo é muito importante para todo o Departamento, e para todo o município. Esperamos, com isso, facilitar ainda mais a vida do morador da Serra”, comenta Fábio.
Fonte: PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.