Novo Sistema Viário Recebe Aprovação da Comunidade de Laranjeiras, com Expectativa de Melhorias no Trânsito
Laranjeiras ganhou neste sábado (28) o Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, composto por via expressa exclusiva para ônibus, ciclovia, mergulhões e viadutos. A população espera, com essa entrega, melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida de quem vive e trabalha na região.
Construído pela Prefeitura da Serra, com investimentos de R$ 68 milhões, a cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Moradoras de Laranjeiras há mais de 45 anos, a contadora Jaqueline Venâncio e sua mãe, Florcena Venâncio, vislumbram dias melhores para o trânsito no entorno. “Nossa expectativa é que haja uma nova fase na fluidez de veículos por aqui, atendendo melhor a quem precisa acessar essa parte de Laranjeiras por causa do comércio, dos serviços, dos hospitais e clínicas e do Sesi”, explica Jaqueline.
Ela elogiou a abrangência da rotatória e acredita que intervenções desse porte valorizam o local. “Penso nos motoristas e pedestres. Com esses viadutos disponíveis, acredito que o trânsito aqui vai deixar de ser tumultuado”, reforça Florcena. A obra irá agilizar o trânsito de cerca de 45 mil condutores que trafegam diariamente pela região, beneficiando os veículos que vão para os bairros Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe, Manguinhos, entre outros.
Vice-presidente da Associação dos Empresários da Serra (Ases), o empresário Rafael Garcia, 41 anos, é proprietário de um posto de gasolina próximo ao sistema viário e já sente os efeitos da nova infraestrutura.
“A Prefeitura da Serra cumpre seu papel de indutora do desenvolvimento preparando uma estrutura de mobilidade e equipamento urbano que fomenta ao crescimento da cidade. A rotatória modernizou bastante nossa área e que venham novos investimentos porque a região se valoriza e isso é bom para todos”, reforçou.
Ciclovia
Os benefícios também alcançam quem não usa carro ou ônibus. O aposentado Raimundo Nonato, 61 anos, morador de Barcelona, faz pedal esportivo e parabenizou que a obra não esqueceu os ciclistas.
“Fiquei surpreendido porque a obra foi entregue esse ano. Achava que ficaria para 2024. Geralmente, em grandes obras assim, só pensam nos carros mas temos uma estrutura boa para as bicicletas. Isso é ótimo porque bicicleta, além de contribuir com a mobilidade, é estímulo para o lazer e o bem-estar”, elogiou.
O sistema viário possui 3,6 quilômetros de ciclovia. O objetivo é ligar a ciclovia da avenida Eldes Scherrer com a da avenida Copacabana – que foi criada com a obra – e integrá-las com a ciclovia que segue para a avenida Talma Rodrigues Ribeiro. Dessa forma, os cidadãos que utilizam bicicleta diariamente como meio de transporte poderão fazer o percurso com mais segurança e mobilidade.
Nonato já foi de bicicleta até Aracruz. Com a rotatória, ele acredita que poderá alcançar o litoral com mais facilidade se quiser repetir a façanha. Mas, por enquanto, a estrutura vai auxiliar numa rota de distância mais modesta mas não menos importante: visitar a filha em Morada de Laranjeiras.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui