Novembro Azul: Serra promove ações e oferece serviços de cuidados com a saúde do homem
O novo mês está aí, e é tempo de falarmos sobre a saúde do homem. Para isso, o Outubro Rosa dá lugar ao Novembro Azul, chamando a atenção para a saúde masculina, sobretudo para a prevenção contra o câncer de próstata. A Prefeitura da Serra oferece, aos moradores do município, atendimento e exames especializados.
Vamos, meninos! É tempo de correr atrás do prejuízo, e voltar o foco da luz para os cuidados com a sua saúde. É isso mesmo. Quer saber por quê? Segundo dados levantados pela atenção primária, de janeiro a outubro de 2021, foram realizadas 488.860 consultas médicas. Dessas, 70% foram atendidas mulheres e, 30%, homens.
A Prefeitura da Serra oferece, aos munícipes, atendimento especializado, que vai desde a consulta com urologista, até a realização de exames e procedimentos, como a vasectomia, peniscopia, postectomia (fimose) e cauterização de lesão. Você vai encontrar tudo isso no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro.
Mas, para acessar o serviço, é necessário que vá à Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. O clínico, caso conclua a necessidade, fará a indicação para agendamento com o especialista, via regulação de vagas.
Sem fila para a vasectomia
Em junho de 2021, a Secretaria de Saúde da Serra zerou a fila de espera para cirurgia de vasectomia, que apresentava mais de 670 pacientes aguardando, sendo que para alguns a solicitação havia sido registrada ainda em 2018.
Em fevereiro de 2021 a fila de espera pela cirurgia de vasectomia tinha 272 usuários aguardando desde 2018. Após a adequação do serviço a Serra passou a ter uma capacidade para realizar cerca de 100 cirurgias por mês.
A cirurgia de vasectomia é ofertada pela Prefeitura da Serra para homens com mais de 25 anos ou que já tenham pelo menos dois filhos. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima, onde deverá participar das ações do programa de planejamento familiar, e será encaminhado ao urologista.
AGENDA DE AÇÕES:
“Especial Novembro Azul”
QUANDO: De 3 a 30 de novembro, de segunda sexta, das 7 às 17 horas.
ONDE: Na Unidade Básica de Saúde de Jardim Carapina.
O QUÊ: Todos os homens, com idades acima de 40 anos, que chegarem à unidade serão abordados por enfermeiros e agente de Saúde para uma conversa de sensibilização sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Também serão feitos testes rápidos de sífilis, além de aferição de pressão e glicemia. No dia 26, às 14 horas, será realizado um chá d tarde, com uma roda de conversa com o público masculino.
“Roda de Conversa sobre Saúde Masculina”
QUANDO: 6/11, às 14 horas.
ONDE: Na sede da Associação de Bandas de Congo da Serra/ABC, em São Domingos.
O QUÊ: Debate sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde.
“Homem de Atitude”
QUANDO: 6/11, às 18h30.
ONDE: No Bar Torresmeira, em Colina de Laranjeiras.
O QUÊ: Distribuição de preservativo e desconto para o homem com a carteira de vacinação em dia.
“Plantão para Eles”
QUANDO: 13/11, das 8 às 17 horas.
ONDE: Na Unidade Básica de Saúde de Taquara I.
O QUÊ: Atendimento clínico, para homens com mais de 40 anos, que moram na comunidade. Se for a indicação, serão marcados exames laboratoriais entre outros encaminhamentos. A ação também vai contar com café da manhã e palestra.
“Plantão para Eles”
QUANDO: De 16 a 26/11, das 7 às 17 horas.
ONDE: Na Unidade Básica de André Carloni.
O QUÊ: Busca ativa dos homens a partir de 40 anos que não frequentam a unidade, especialmente por motivo de trabalho. Haverá atendimento clínico. Se for a indicação, serão marcados exames laboratoriais entre outros encaminhamentos.
“Sobre Pele Azul – Plantão Dermatológico”
QUANDO: 27/11, das 8 às 12 horas.
ONDE: No Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro.
O QUÊ: Tanto as ações quanto os serviços oferecidos estão em fase de conclusão.
Mais atendimento espcializado
O Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE), localizado em Rosário de Fátima, oferece atendimento multidisciplinar com médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, para os moradores da Serra. O serviço é porta aberta e funciona de segunda a sexta, das 7 às 18 horas.
Segundo a gerência do CTA, de janeiro a agosto de 2021 foram realizados 3.886 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. O público masculino se destaca na procura e acompanhamento pelo serviço.
No caso do HIV, por exemplo, dos 1.019 testes realizados, 727 foram feitos em homens. Quando falamos em sífilis, dos 913 testes rápidos, 648 foram feitos em homens. Já para as hepatites, o público masculino segue procurando mais o serviço do que as mulheres.
De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 971 testes para hepatite B, desse total, 699 foram realizados em homens. No caso da hepatite C, dos 983 testes rápidos realizados, 708 a procura foi do público masculino.
Como o nome já sugere, além dos testes, no Centro de Testagem e Aconselhamento também oferece a realização de exames e tratamento. No caso do HIV, 1.354 pacientes estão e acompanhamento, sendo 69,65% do sexo masculino.
O CTA também conta com o ambulatório de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que funciona aos sábados, mediante agendamento.
A PrEP é uma das melhores estratégias de prevenção à infecção pelo HIV. O agendamento pode ser tanto presencial quanto pelo 3338-6757. Sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Reprodução PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.