Mudanças nas UPAs da Serra: atendimento a crianças e adolescentes não será mais realizado; entenda as alterações

Mudanças nas UPAs da Serra: atendimento a crianças e adolescentes não será mais realizado; entenda as alterações

As Unidades de Pronto-Atendimento de Carapina e Castelândia, na Serra, não irão mais atender crianças e adolescentes. A ideia da Prefeitura da Serra é centralizar o atendimento pediátrico no Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras – onde será inaugurado ainda neste mês de janeiro um pronto-socorro infantil.

O anúncio foi confirmado pelo prefeito Sergio Vidigal ao Jornal Tempo Novo. De acordo com Vidigal, centralizando o atendimento no Materno Infantil, o Município prevê um desafogamento das UPAs de Carapina e Castelândia.

“Nós iremos transferir o pronto-socorro infantil de Carapina e o de Castelândia e vamos transformar somente em adulto, para aumentar a oferta. Nessas duas UPAs, só iremos aceitar adultos. E vamos concentrar a pediatria no Materno Infantil e na UPA da Serra Sede”, explicou o prefeito.

Na UPA da Serra Sede, o atendimento infantil será mantido devido à distância da região com o bairro Colina de Laranjeiras, onde o Materno Infantil está situado.

Pronto-socorro pediátrico no Hospital Materno Infantil

Conforme informado pelo Jornal Tempo Novo, no Hospital Materno Infantil, além do pronto-socorro, haverá disponibilidade de 55 leitos de enfermaria pediátrica, 10 leitos de UTI pediátrico e cirurgias eletivas.

A inauguração do pronto-socorro infantil deve acontecer entre 15 e 20 dias.

O prefeito também explicou que esses 60 leitos estão sendo instalados por meio de convênio com o Governo do Estado.

“Talvez a população não saiba, mas a competência da média e alta complexidade é do governo estadual; então para esses 50 leitos de enfermaria e 10 de UTI, estamos concluindo um convênio com o Estado e no mês de novembro e dezembro iremos abrir o PA”, concluiu.

Maternidade de alto risco não será transferida para o Materno Infantil da Serra

O prefeito Sergio Vidigal ainda explicou que, no primeiro momento, a ideia era deixar uma das duas torres do Hospital Materno Infantil para maternidade de alto risco que seria transferida do Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, para o Materno, em Colina. No entanto, após entender que o custo para essa mudança seria muito alto, o Governo do Estado desistiu da ideia.

Por conta disso, ainda de acordo com Vidigal, a Prefeitura da Serra precisou adaptar o espaço novamente para inaugurar o pronto-atendimento pediátrico 24 horas. Os serviços ainda estão em andamento e o pronto socorro será aberto até o final deste ano.

Fonte: Tempo Novo.