Jorge Melguizo, “o homem que transformou Medellin”, visitará bairros da Serra com Thiago Carreiro em busca de soluções
Dupla vai circular por bairros como Jardim Carapina, Central Carapina, Planalto Serrano e Feu Rosa
Na década de 1990, Medellín era conhecida como a cidade mais violenta do mundo, devido ao narcotráfico. Um projeto de reestruturação da cidade fez com que ela assumisse um outro lugar, o de uma das mais inovadores da região. Jorge Melguizo é o homem responsável por transformar a cidade. E ele virá ao Espírito Santo e visitará alguns bairros da Serra na quarta-feira, 23, junto ao vice-prefeito, Thiago Carreiro. A ideia é fazer uma análise da realidade, da capacidade de crescimento – e propor ideias que repaginem o cotidiano dos moradores.
O vice-prefeito, que também é secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e membro do Líderes do Amanhã, destaca que eles farão uma visita por bairros como Jardim Carapina, Central Carapina, Planalto Serrano e Feu Rosa – e o roteiro também inclui os principais equipamentos esportivos e culturais que vão de Laranjeiras a Jacaraípe.
Jorge Melguizo atuou como secretário Municipal de Cultura Cidadã de 2005 a 2009, e de Desenvolvimento Social de 2009 a 2010. Ele é responsável por revolucionar a cidade a partir de projetos culturais, e um dos destaques foram os Parques Bibliotecas – centros cívicos de usos múltiplos, que trabalham por uma maior qualidade e inclusão social das populações. A cidade também aumentou o investimento em cultura.
Com isso, a Medellín dominada pelo narcotráfico não existe mais. Hoje é destaque pelo Turismo comunitário, que segue em crescimento.
A visita de Jorge a Serra partiu de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, através do programa Fortalece Turismo Serra. “Durante seis meses estudamos cases inspiradores de transformação no Brasil e no Mundo, e Medellín foi um dos mais estudados. A partir daí iniciamos os primeiros contatos com a equipe de Jorge Melguizo e contamos a história da Serra, a realidade atual e as principais vocações da cidade. Ele demonstrou muito interesse em conhecer a cidade e contribuir com sua experiência. Então o Sebrae nos ajudou a viabilizar esse encontro”, explicou o vice-prefeito.
Thiago Carreiro destaca que as melhores soluções para as cidades são construídas quando se conectam as pessoas certas. Também reforça que a Serra já segue os passos de Medellín, pois em 2008 foi considerada a cidade mais violenta do Brasil. Naquele ano, foram 438 homicídios, e a cidade foi notícia nacional, e hoje a história é outra.
“Estamos vencendo isso a cada ano, mas infelizmente ninguém da grande mídia nacional voltou para recontar a história. Em 2021 atingimos o menor índice de homicídios da série histórica, com 138 homicídios”, pontuou Thiago Carreiro.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.