Intensificação das obras no binário Norte-Sul: projeto de mobilidade em ritmo acelerado

Intensificação das obras no binário Norte-Sul: projeto de mobilidade em ritmo acelerado

As obras do binário da Norte Sul, que vai levar mais mobilidade e macrodrenagem para a região de Jardim Limoeiro, estão aceleradas! O projeto, executado pela Secretaria de Obras da Serra (Seob), abrange 41 ruas no bairro.

A extensão da obra é de aproximadamente 19,5 quilômetros. Elas estão sendo realizadas no trecho que vai da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, sentido Vitória x Serra.

O binário transformará a avenida Norte Sul em mão-única no sentido Laranjeiras. No sentido inverso, em direção a Vitória, os veículos passarão pela avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro.

Com as obras do binário a Norte Sul terá três faixas para veículos e uma ciclovia, que se ligará com a ciclovia da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. A avenida Lourival Nunes também terá três faixas para os veículos transitarem.

O que é um binário?

O sistema binário de trânsito é uma alternativa que visa solucionar alguns dos problemas de mobilidade urbana. Na prática, transforma ruas ou avenidas paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único.

No caso do binário da Norte Sul as vias utlizadas para o fluxo de veículos serão a própria Norte Sul e a avenida Lourival Nunes.

Andamento das obras

Atualmente a Seob está realizando a macrodrenagem das vias do bairro Jardim Limoeiro, região onde o binário será instalado. O projeto também contempla o recapeamento de algumas vias do interior do bairro.

O valor de investimento é de R$ 80 milhões. A obra segue dentro do prazo, com término previsto para dezembro deste ano.

Intervenções no trânsito

Com a obra encaminhada, as principais vias serão sinalizadas com a mudança do trânsito. As intervenções nas avenidas Norte Sul e Lourival Nunes estão previstas para serem iniciadas em dois meses. Elas serão feitas preferencialmente no turno noturno, com interdições de faixas, sem atrapalhar o fluxo completo de veículos.

Para servir de desvio durante as interdições, algumas ruas paralelas às principais avenidas serão recapeadas.

Fonte : Prefeitura da Serra