Hospital Municipal Materno Infantil Celebra Dois Anos de Atendimento
Nesta segunda-feira (19) o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) comemora dois anos de funcionamento. Desde sua inauguração, já foram quase 8 mil partos realizados no local.
Entre sua inauguração, em 19 de fevereiro de 2022 e 15 de fevereiro deste ano, foram realizados no local 7.823 partos, entre partos normais e cesáreas. O Hospital Municipal Materno Infantil já realizou 12.141 internações, 38.343 atendimentos externos e 470 cirurgias eletivas.
E como a semana é de comemoração, no sábado (24) acontece a 4º edição do Curso de Gestantes no auditório do HMMI, das 8 às 12 horas. A capacitação oferta às futuras mamães orientações sobre o parto e a gestação, além de ensinar cuidados com o recém-nascido e a amamentação.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone (27) 3500-1500, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.
Parto humanizado
O HMMI, desde a sua inauguração, prioriza o parto humanizado, que consiste na assistência da mulher em todas as etapas. É um conjunto de procedimentos, que vão desde a gestação até o puerpério.
O conceito de parto humanizado vai além da forma de nascimento. Os momentos que preparam mãe e bebê para a “grande hora” podem incluir banho relaxante, dancinha coreografada para “soltar” os quadris, e, principalmente, em deixar a mãe livre até encontrar a melhor posição para ficar, nos momentos de dor.
Tudo isso tem o objetivo de proporcionar uma experiência mais segura e acolhedora. A mulher é protagonista e as vontades e características da gestante são consideradas.
Carta de serviços
Dentre as iniciativas que fazem parte da carta de serviços oferecida pelo Hospital Municipal Materno Infantil está a “Árvore da Vida” – uma lembrança afetiva da placenta. Ela é entregue como um presente para as mamães após o parto normal.
Para o quadro, é utilizada a placenta da paciente como uma espécie de carimbo. O tecido materno expelido após o parto é pressionado contra o papel, formando um desenho semelhante a uma árvore.
Outra inovação é o absorvente gelado preparado com chá de camomila para as mulheres que realizam parto normal. Durante o período de puerpério é comum que as mulheres tenham inchaços na região íntima, sintam ardência para urinar e tenham dificuldade para higienizar a região. É contra esses incômodos que o absorvente gelado atua.
Ele é preparado no próprio hospital com chá de camomila, que além da sensação de bem-estar, também ajuda com o inchaço. Enquanto estão no HMMI, as puérperas recebem o absorvente.
Confira os serviços ofertados no Hospital Municipal Materno Infantil:
POSTO DE AMAMENTAÇÃO
O HMMI conta com um ponto de apoio ao aleitamento materno. Trata-se do primeiro passo dado em direção ao banco de leite do hospital, que será inaugurado ainda em 2024.
A equipe de enfermagem do HMMI, sob a coordenação da neonatologia do hospital, dá orientação para as pacientes que apresentam dificuldade na amamentação.
Entre os desafios mais comuns relatados pelas mulheres que estão na fase inicial do aleitamento materno envolvem, por exemplo, a pega correta da mama; ingurgitação mamária, que é quando a mama fica muito dens e dolorida dificultando a amamentação; e baixa produção de leite.
Durante a orientação, também são abordadas questões como prevenção de fissuras e mastites. O serviço funciona no primeiro andar do hospital, de segunda a segunda, das 8h às 17 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Está disponível para todas as mamães, ou seja, não somente para aquelas que estiverem internadas no hospital Serra. O acesso é mediante agendamento pelo telefone 3500-1500 (ramal 248).
ABSORVENTE GELADO DE CAMOMILA
Para as mamães que realizaram parto normal no HMMI, é ofertado absorvente gelado com chá de camomila para aliviar o desconforto na região íntima que acontece devido aos microcortes durante o processo de parto. O objetivo é evitar edemas.
ÁRVORE DA VIDA
As mamães que realizam parto no HMMI recebem um “print” de sua placenta – chamado pela equipe da maternidade de Árvore da Vida. A ideia é estimular a memória afetiva das pacientes. Já as mães que, infelizmente, perdem seus bebês no parto, levam para casa o desenho do pezinho da criança.
CARTÓRIO
Na Serra, a gestante e seu filho recebem assistência desde o pré-natal até a emissão do CPF. Um convênio entre o HMMI e um cartório facilita a vida dos pais, que não precisam sair do hospital para registrar seu filho, o que proporciona cidadania imediata ao recém-nascido, que recebe alta hospitalar com o registro de nascimento e sua respectiva Certidão de Nascimento, que em sua emissão também gera o número de CPF da criança.
ASSISTÊNCIA HUMANIZADA
O HMMI se destaca pelo atendimento humanizado durante 24 horas, todos os dias da semana. O Atendimento Individualizado significa assumir uma postura respeitosa quanto aos desejos e necessidades da mãe e do bebê, levando em conta sempre sua saúde e bem-estar.
No HMMI, as mamães têm contato pele a pele com o bebê desde o nascimento. Assim que o parto é concluído, a criança vai para os braços da mãe (salvo em situações em que o quadro clínico requer cuidados diferenciados).
A maternidade dispõe de salas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) com leito individual. Nelas, as gestantes são acompanhadas durante trabalho de parto ativo, têm seu bebê, realizam contato pele a pele, se alimentam, tomam seu banho e após são encaminhadas para alojamento conjunto. A sala PPP também é onde a criança recebe os primeiros cuidados. A mulher permanece ao lado do seu bebê até alta hospitalar (salvo em situações em que o quadro clínico requer cuidados diferenciados).
Há ainda a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante, ou seja, os pais ou o acompanhante de desejo da mulher poderão acompanhar a gestante no hospital.
PLANO DE PARTO
É um documento elaborado pela gestante, juntamente com seu parceiro ou parceira, e uma enfermeira obstetra do HMMI. Ele servirá como um guia para o trabalho de parto, com descrição dos desejos e das expectativas da gestante e sobre quais situações e condutas devem ser evitadas, se possível. O acesso é mediante agendamento pelo 3500-1500 (ramal 237).
VISITA À MATERNIDADE
Toda gestante tem direito de conhecer a maternidade que escolheu para ter seu bebê. Durante a visita, elas podem estar acompanhadas. No HMMI, o acesso é mediante agendamento, pelo 3500-1500 (ramal 237).
PARTICIPAÇÃO DAS DOULAS
A mulher que serve é o significado da palavra doula, de origem grega. No HMMI, a participação delas é voluntária. A doula é a profissional que ampara as gestantes antes, durante e após o nascimento do bebê. A doula não precisa ser da área da saúde, mas precisa ter formação para atuar. Ela deve empoderar as gestantes e apoiá-las em suas escolhas, prestando informações e estando ao lado da mulher onde ela desejar parir.
Para atuação como doula voluntária no HMMI é necessário realizar cadastro previamente. O cadastro é realizado de forma presencial com visitação pelas instalações do hospital e orientações de boas práticas. O cadastro é realizado com agendamento pelo 3500-1500 (ramal 245).
ATUAÇÃO DE FOTÓGRAFOS
O HMMI permite a entrada de fotógrafos para registro do parto de suas gestantes. Para atuação do fotógrafo é necessário ter formação em Fotografia de Parto e realizar cadastro previamente. O cadastro é realizado de forma presencial com visitação pelas instalações do hospital e orientações de boas práticas. O cadastro é realizado com agendamento pelo 3500-1500 (ramal 245).
CIRURGIAS GINECOLÓGICAS
O HMMIS realiza cirurgias ginecológicas, inclusive, laqueaduras por meio do Programa de Planejamento Familiar oferecido pela Secretaria de Saúde da Serra.
O agendamento para estas cirurgias é realizado pela Regulação da Secretaria, que direciona as pacientes já agendadas para ambulatório do HMMI. Lá, elas passam por avaliação ambulatorial e têm a data da cirurgia marcada.
VIOLÊNCIA SEXUAL
O atendimento às pessoas em situação de violência sexual é realizado 24 horas no HMMI. São atendidas pessoas de qualquer idade ou gênero sexual. Não é necessário agendamento. Há também pacientes encaminhados via judicial ou pela Delegacia da Mulher. No local, os pacientes são acolhidos por equipe multiprofissional (serviço social, psicologia, enfermagem e medicina) e recebem assistência, além de orientação sobre prevenção de Infecações Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez.
Números do Hospital Municipal Materno Infantil
Entre sua inauguração, em 19 de fevereiro de 2022 e 15 de fevereiro deste ano, foram realizados no local 7.823 partos, entre partos normais e cesárias. O Hospital Municipal Materno Infantil já realizou 12.141 internações, 38.343 atendimentos externos e 470 cirurgias eletivas.
Inauguração – 19 de fevereiro de 2022.
Partos já realizados – cerca de 8 mil
Internações – 12.141
Cirurgias eletivas – 470
Atendimentos externos – 38.343
Fonte: Prefeitura da Serra.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.