Gigante de autopeças abastece seis estados a partir de centro de distribuição na Serra
Mais de 50 filiais distribuídas entre os estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Esse é o abastecimento robusto que a Fortbras, gigante de autopeças elétricas, mecânicas e motopeças, está escoando a partir do centro de distribuição (CD) de 14 mil metros quadrados localizado no TIMS (Terminal Industrial Multimodal da Serra).
A Fortbras reúne 14 marcas regionais – Ambra Pneus, Atacado União, BHZ, Hipervarejo, Javali, Menil, Milenium, Multiplan, Pegasus, Rondobras, Soma, TBrasil, Total e União Autopeças. Esta última está no TIMS há 8 anos, com um prédio novo há quase um. São mais de 200 empregos diretos na operação logística e 150 colaboradores divididos em área comercial e corporativa, movimentando a economia local.
Do TIMS, também estão sendo abastecidos um dos maiores e-commerces de autopeças do Brasil e um atacado de linha pesada com abrangência muito forte nas regiões Sudeste e Nordeste. Os números atualizados corroboram: são 35 mil notas fiscais expedidas mês e 20 mil SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) movimentados mensalmente.
O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) estima que, em 2021, o faturamento do setor seja 21% maior no último ano. Caso registre, de fato, o aumento de 21% sobre o faturamento esperado para 2020 — US$ 21,3 bilhões, queda de 44% ante o resultado de 2019 — o setor de autopeças deverá faturar US$ 25,8 bilhões.
No mês passado, a cidade de Manhuaçu (MG), próxima à divisa com o Estado, recebeu uma nova loja do Atacarejo União – que também será abastecida pelo CD na Serra. A cadeia de escoamento envolve oficinas automotivas, consumidores finais, frotistas e lojas de autopeças.
Expansão
Em setembro de 2016 a Fortbras recebeu investimento de fundos geridos pela Advent International, o que consolidou sua estratégia de crescimento. Até então, a Fortbras reunia 5 marcas: Javali, Pegasus, TBrasil, Soma e Total.
O grupo avalia oportunidades de aquisição no mercado de autopeças. Foi assim que em julho de 2017 adquiriu a Menil Comércio de Peças Ltda com sede em Ribeirão Preto, em julho de 2018 o Grupo União com sede no Espírito Santo, em abril de 2019 a BHZ Peças e em dezembro de 2019 a Rondobras, com sede em Rondônia.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui