Festa de São Pedro reúne 16 mil fiéis na Serra

Festa de São Pedro reúne 16 mil fiéis na Serra

Mais um ano de renovação de fé e devoção na Serra. A Festa de São Pedro, um dos padroeiros na cidade, fechou as festividades no último domingo (03) e como manda a tradição o encerramento foi marcado com a subida do navio ao som das bandas de congo e a fincada do mastro com show pirotécnico no pátio da paróquia.

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou mais uma festa de sucesso do padroeiro dos pescadores. Durante os oito dias, os fiéis puderam aproveitar uma programação variada com missas, procissão, shows com bandas locais e nacionais, atividades esportivas e muita fé.

O litoral de Jacaraípe foi cenário da puxada e fincada do mastro. Essa tradição é originada do Ciclo Folclórico da Cortada do Mastro que consiste em três etapas. O primeiro ciclo é representado pela corte e preparação da madeira. Um tronco originalmente encontrado em brejos, da madeira guanandi, que simboliza o mastro do navio.

O segundo ciclo é quando, depois de escondida e preparada é colocada no navio e no dia que antecede a fincada do mastro, desce para um ponto da cidade onde após celebrado, aguarda até que possa retornar.

O terceiro e mais esperado ciclo é a subida do mastro. Uma grande festa que arrasta uma multidão de devotos ao som de bandas de congo, fogos e muita oração. Após a chegada, representando o balanço do mar, o mastro é levado até a igreja em honra ao padroeiro para que então em seguida possa ser fincado.

Marcado por um show pirotécnico, a volta da festa de São Pedro emocionou quem esteve presente. O momento que simboliza parte da história do município, tanto cultural quanto religiosa, após dois anos de pandemia proporcionou aos fiéis a novamente sensação de pertencimento, esperança e fé em comunidade.

Cerca de 16 mil fiéis prestigiaram a festa durante todos os dias.

 

Fonte: PMS