Eleitores do ES podem tirar título e transferir domicílio eleitoral pela internet
Em função da pandemia da Covid-19, os serviços presenciais nos cartórios eleitorais do Espírito Santo estão suspensos pelo menos até o dia 31 de março.
No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) disponibiliza pela internet os principais serviços realizados pela Justiça Eleitoral, como a emissão do título de eleitor, a transferência ou a revisão do cadastro eleitoral.
Os eleitores podem ter acesso aos serviços por meio do site do TRE, onde farão um requerimento por meio de um link, que será analisado pela Justiça eleitoral. Os seguintes passos são exigidos:
- Este atendimento virtual não garante a regularização da situação do eleitor. O requerimento deverá ser analisado e concluído pela unidade da Justiça Eleitoral. Acompanhe o andamento de seu requerimento na aba “Acompanhar requerimento”
- Foto segurando um documento (fotografia do requerente exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação)
- Documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte)
- Comprovante de residência atualizado
- Certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral)
O acompanhamento dos pedidos também pode ser feito pela internet. De forma on-line, eleitores também podem checar se possuem multas com a Justiça eleitoral.
Informações como número do título e local de votação podem ser visualizadas no aplicativo e-Título, que possui a mesma validade do título de papel. Veja como baixar o aplicativo.
Tirar dúvidas pelo celular
Todos os cartórios possuem celulares para solucionar as dúvidas dos cidadãos. O funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O objetivo do canal de comunicação é tirar dúvidas dos eleitores, já que os principais serviços da Justiça Eleitoral estão sendo realizados pela internet.
Reprodução PMS
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui