Desconto de até 65% na conta de energia pode beneficiar mais de 38 mil famílias da Serra
Mais de 70 mil famílias na Serra têm a oportunidade de receber descontos de até 65% na conta de energia por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Atualmente, o benefício já contempla 38 mil famílias de baixa renda, mas outras 38 mil ainda não se cadastraram para aproveitar essa oportunidade vital.
As informações foram fornecidas ao Jornal Tempo Novo pela EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em grande parte do Espírito Santo.
A TSEE é destinada a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), oferecendo descontos progressivos, de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo.
Como garantir o desconto de até 65% na conta de energia da EDP?
Para garantir o benefício, é necessário atender a critérios específicos, que incluem NIS ativo e atualizado no CadÚnico, renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo e outros requisitos para idosos e pessoas com deficiência.
A EDP realiza o cadastramento automático de moradores atendidos pelos programas sociais do Governo Federal a partir do cruzamento de dados com o CadÚnico e com o BPC. No entanto, muitas famílias que atendem aos critérios não são incluídas de forma automática devido ao número da instalação elétrica da residência não estar vinculado à pessoa inscrita no CadÚnico.
Nestes casos, é necessário realizar a atualização cadastral por meio do site da EDP, pelo WhatsApp, enviando os dados necessários para o número (27) 99772-2549, ou ainda por ligação para o número de telefone 0800 721 0707, que oferece atendimento gratuito 24 horas por dia.
Após realizar o cadastro, a EDP irá validar as informações fornecidas e, uma vez confirmadas, o desconto na conta de energia será aplicado a partir da próxima fatura. É importante ressaltar que não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de energia; basta informar o vínculo com o imóvel.
Morador da Serra, veja a seguir os documentos necessários para solicitar o desconto:
- Número de Identificação Social (NIS) – obtido na prefeitura por meio do CRAS;
- Conta de energia;
- CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto) ou apenas Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);
- Para famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento exija o uso continuado de equipamentos elétricos, é necessário apresentar relatório e atestado médico;
- Para famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), é preciso informar o Número do Benefício (NB).
Fonte: Tempo Novo.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.