Cobranças indevidas lideram as reclamações no Dia do Consumidor
Cerca de 100 pessoas que passaram pelo Terminal de Laranjeiras na terça-feira (15) foram atendidas por meio da Blitz do Procon realizada no local durante esse o dia. O evento aconteceu para comemorar o Dia Internacional do Consumidor.
Segundo a equipe do Procon, a maioria das demandas atendidas foi relacionada a cobranças indevidas de bancos ou empresas de fornecimento de água, energia ou de telefonia. Houve também casos de solicitação de negociação de débitos em atraso.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota, explica que a ação foi feita para facilitar a vida dos consumidores. “Muita gente não consegue se deslocar até a agência do Procon. Por isso estivemos em um local de fácil acesso para todos”, afirma Lilian.
A diretora do Procon explica que após a abertura da reclamação do cidadão, a empresa é notificada e deve enviar ao órgão uma carta de informações preliminares. “Essa carta pode já vir com uma proposta de acordo. Caso não venha ou a proposta não seja vantajosa para o consumidor, marcamos uma audiência com o reclamante, a empresa e um conciliador do Procon”, disse Janaína.
Ela ainda informa que caso não haja acordo nesse encontro e se for comprovado o vício na prestação do serviço sem que a empresa queira ressarcir o consumidor, pode haver aplicação de multa. Os valores da penalidade variam de R$ 700 a mais de R$ 11 milhões.
Reprodução PMS
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