CNH Social | Inscrições terminam nesta sexta-feira (1º)

CNH Social | Inscrições terminam nesta sexta-feira (1º)

As pessoas que pretendem tirar a Carteira Nacional de Habilitação, adicionar ou mudar a categoria de forma gratuita pelo programa CNH Social precisam ficar atentas ao prazo. As inscrições para participar da edição 2022 se encerram nesta sexta-feira (01).

Neste ano, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), disponibilizou 10 mil vagas para pessoas de baixa renda participarem do programa.

As inscrições terminam às 23h59 desta sexta. Os interessados precisam acessar o site www.detran.es.gov.br para se candidatar.

O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado na próxima segunda-feira (04), às 12 horas, com os prazos das três fases de matrícula dos selecionados em ordem de classificação.

Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que está prevista para ser divulgada em outubro.

A lista de suplentes tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes, após a desclassificação dos candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

Veja o passo a passo para fazer a inscrição 

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site do Detran e ir na aba “CNH Social”, localizada à esquerda.

Em seguida, é preciso inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

Como requisitos para inscrição, é necessário que o interessado esteja com cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do governo Federal (CadÚnico), com os dados lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 12 de fevereiro de 2022.

O cidadão também deve ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição, residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de ter a CNH. Serão reservadas ainda 5% das inscrições para as pessoas com deficiência (PCDs).

Os candidatos devem selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções:

– Primeira habilitação categoria A (moto) ou B (carro)
– Adição de categoria A (moto) ou B (carro)
– Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou para E (ex.: caminhão e carreta).

Após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Reprodução Folha Vitória