Capacitação reforça a necessidade de relatar incidentes de violência

Capacitação reforça a necessidade de relatar incidentes de violência

A notificação das violências é de grande importância, pois assegura que as pessoas que necessitam de atendimento recebam cuidados integrais. Por isso, profissionais da Prefeitura da Serra e do Estado, que atuam com a temática, realizam cursos de capacitação periodicamente.

Nesta sexta-feira (21), foi a vez dos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Serra realizarem curso promovido pelo Núcleo de Prevenção a Acidentes e Violência (Nuprevi), vinculado à Vigilância Epidemiológica da Serra, na sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Município da Serra (IPS).

No curso, além de debaterem sobre ações de cuidado, os participantes recebem capacitação sobre a ficha de notificação das violências, que é compulsória para os setores da saúde, educação e assistência social.

As capacitações ocorrem ao longo do ano e são destinadas a uma abrangente rede intersetorial que envolve, além dos Cras e os instrumentos das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Conselhos Tutelares, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, entre outros projetos e instituições.

Em 2023, somente na rede municipal de educação, das 156 escolas, 106 diretores foram capacitados. O curso voltado para a rede estadual localizada na Serra capacitou 40 dos 45 diretores escolares. Os profissionais que não receberam capacitação serão capacitados posteriormente.

“Esse trabalho de notificação e capacitação, que é feito ao longo dos anos, permitiu com que fosse dada mais visibilidade aos casos, consequentemente, gerando o cuidado e atenção necessários para quem precisa”, explicou Rafaela Venturim Cancian, referência técnica do Nuprevi na Secretaria de Saúde da Serra.

Fonte : Prefeitura da Serra