Capacitação do Projeto Defesa Civil nas Escolas: Professores da Rede Municipal de Ensino da Serra são Treinados
A Defesa Civil da Serra realizou, nesta semana, a primeira leva das capacitações de professores para o projeto “Defesa Civil nas Escolas”. As instruções e informações do projeto foram passadas por meio de um congresso técnico, realizado na Biblioteca de Valparaíso.
Os professores que receberam capacitação são das áreas de Geografia e História que lecionam na rede municipal de ensino. O congresso foi ministrado pelo coordenador da Defesa Civil da Serra, Tenente Coronel Fábio Maurício, e pelo assessor técnico da Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), Francismar Ferreira. No total, foram 57 docentes capacitados.
A capacitação se baseou em explicar, para os educadores, como funciona a estratégia de atuação da Defesa Civil mediante às ocorrências, além de desenvolver sobre o mapa de risco de desastres do município. Neste mapa, inclusive, é possível verificar onde as escolas que cada professor atua estão inseridas no mapeamento de risco.
“Fizemos um curso de nivelamento para capacitar os professores do município da Serra a respeito dos conceitos de gestão de risco e gerenciamento de desastres. Essa capacitação é importante para que os professores possam multiplicar a mensagem da prevenção de risco junto com os seus alunos, que vão levar para dentro de casa e repassar para os pais. Apresentamos também um projeto que simula um desastre para que o professor possa ensinar como funciona o evento adverso de forma dinâmica e lúdica”, pontua o Tenente Coronel Fábio Maurício.
Também foram passadas instruções sobre os bairros com maior índices de desastre, além de tópicos técnicos da Defesa Civil, como a diferença entre perigo e risco, ordem de ação do departamento e o que fazer em caso de desastres.
A Defesa Civil ensinou, ainda, um projeto e prático para ser feito nas salas de aulas com as crianças e jovens, além de formas didáticas de abordar o assunto. A educação ambiental foi um forte tópico presente na capacitação.
“Levar esse assunto para o ambiente escolar é importante porque muitos alunos podem viver em áreas de riscos e não saberem. Além disso, podemos tratar esse tema com antecedência para que os estudantes identifiquem os riscos e saibam como agir caso aconteça algo atípico na região”, avaliou o professor Pedro Ozanan, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Divinópolis.
Projeto Defesa Civil nas Escolas
O projeto Defesa Civil nas Escolas acontece em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e tem o objetivo de promover a melhoria da percepção de risco na comunidade estudantil. O objetivo é incluir o projeto na grade curricular das escolas para que, além da Defesa Civil da Serra, os professores também levem este assunto de forma mais incisiva e dinâmica.
O principal propósito desta iniciativa interdisciplinar é ser um treinamento lúdico para que os alunos consigam identificar os riscos e sejam agentes da Defesa Civil dentro de suas casas e em suas comunidades.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.