Caminhada de Junho Violeta Reúne Mais de Mil Pessoas em Serra Sede

Caminhada de Junho Violeta Reúne Mais de Mil Pessoas em Serra Sede

Um “mar” lilás tomou conta das ruas de Serra Sede na manhã desta sexta-feira (28), quando cerca de 1100 pessoas caminharam em prol do combate à violência à pessoa idosa. A multidão carregava cartazes e vestiam blusas com frases conscientizando a população.

“Violência, não”, “Disque 100”, “Respeite a Terceira Idade” e diversas outras frases ecoavam pela avenida. O comércio local também apoiou o movimento, colocando balões lilás e vestindo a camisa.

A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, animada, subiu no trio e disse frases de afirmação e alusão à causa.

“Uma caminhada em prol da conscientização no Junho Violeta representa mais do que passos dados no asfalto, é o símbolo de um movimento coletivo em defesa dos direitos e da dignidade dos nossos idosos. Cada passo dado nessa caminhada representa o nosso compromisso em combater a violência contra os mais velhos, em promover o respeito e em construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as gerações. Que cada passo dado nessa caminhada ecoe a mensagem de amor, respeito e cuidado pelos nossos idosos, mostrando que juntos podemos fazer a diferença”, disse ela.

A dona Elenita Alves, de 75 anos, estava sorridente e alegre após a caminhada. Ela disse que achou a ação extremamente importante. “Foi maravilhoso, me diverti bastante. Se não tivesse isso, eu ia estar em casa deitada e agora estou aqui me divertindo e vendo pessoas”, disse.

Dona Elenita foi acompanhada da irmã mais nova, Edleuza Alves, de 65 anos. As duas vieram de Porto Canoa e aproveitaram o tempo juntas. “A caminhada estava muito linda. A gente tem que aprender a denunciar e não ficar calada, não adianta participar e depois esquecer, porque tem muitos idosos que sofrem”, lembrou Edleuza.

A caminhada foi uma importante ação da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria da Assistência Social, que mobiliza e conscientiza a sociedade sobre a proteção à pessoa idosa e ao combate à violência.