Banda de congo com alunos com deficiência é destaque na EMEF Serrana durante o Setembro Verde

Banda de congo com alunos com deficiência é destaque na EMEF Serrana durante o Setembro Verde

Uma banda de congo formada por estudantes com deficiência e demais alunos da Emef Serrana, no bairro São Judas Tadeu, vai fazer sua primeira apresentação na próxima quinta-feira (14).

A banda Toque Especial Serrana terá sua estreia para o público durante a programação que a escola fará para celebrar o Setembro Verde, o mês dedicado às reflexões sobre inclusão das pessoas com deficiência.

O lançamento da banda contará com a ilustre presença da banda Casaca, da Barra do Jucu, tradicional por misturar o congo com outros ritmos musicais.

O projeto é coordenado pelo professor de Educação Física Diego Barcellos.

“O grupo, que tem 15 integrantes, une alunos autistas, de baixa visão, cadeirantes e demais estudantes num projeto que contempla a inclusão entre pessoas com deficiência por meio de arte e cultura”, destaca.

O grupo vai abrir a programação da escola tocando o Hino Nacional Brasileiro e canções tradicionais do congo da Serra.

“Eu sou apaixonado pelo nosso congo, do que significa ser capixaba e pertencer à Serra. A escola contava com os instrumentos. Dentro da proposta da inclusão, unimos os estudantes da Educação Especial com os alunos que já fazem parte de grupos mirins de congo. O entrosamento entre eles foi imediato”, descreve Barcellos. Os jovens músicos estão ensaiando há um mês e não veem a hora de estrear.

Fonte : Prefeitura da Serra