Avanços na Alfabetização: EMEFs Compartilham Experiências em Seminário

Avanços na Alfabetização: EMEFs Compartilham Experiências em Seminário

Emefs da Serra compartilharam suas experiências sobre avanços na alfabetização e fluência de leitura no município. Na última quinta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), as unidades participaram do seminário “Ciclo de Gestão: Boas Práticas e Rotinas de Alfabetização”.

A subsecretária pedagógica, Giovana Nascimento, lembrou da parceria entre o município e o Estado através do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

“Atualmente 15 Emefs de nossa rede desenvolvem este método que atua diretamente na gestão pedagógica a partir dos resultados de aprendizagem. Podemos trabalhar o planejamento, o monitoramento do ensino e modificar o direcionamento, se necessário, de acordo com os índices apresentados”, explicou.

Aumento de leitores iniciantes e fluentes

Na última avaliação em alunos do segundo ano do ensino fundamental, feita pelo Estado, os resultados na Serra foram positivos.  Em 2023, foram avaliados 5683 estudantes da rede municipal.

Numa análise dos últimos três anos, o percentual de estudantes que não conseguiu efetuar leitura, categorizados como pré-leitores, reduziu de 71% em 2021 para 47% em 2023, numa queda de 33%.

O pré-leitor é o aluno que ainda não dispõe de condições mínimas para realizar a leitura oral, ainda que de palavras isoladamente. Isso ocorre porque apresentam dificuldades relacionadas ao processo de decodificação das palavras.

Com a diminuição nessa categoria, houve melhoria nos percentuais de leitor iniciante (subindo de 20% em 2021 para 36% em 2022 e alcançando 40% em 2023) e leitor fluente (de 8% em 2021, 12% em 2022 e 13% em 2023).

Leitores iniciantes e fluentes totalizam, atualmente, 53%. Eram 28% em 2021. O aumento nesses últimos três anos foi de 89%.

O leitor iniciante é aquele que lê palavras e pequenas sequências textuais, porém faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisa de tempo para realizar a decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.

Já o leitor fluente é aquele estudante que já venceu os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, lê mais rapidamente. Isso permite a ele dedicar mais esforços à compreensão do que está lendo, ou seja, constrói significados para cada vocábulo lido.

Fonte: Prefeitura da Serra.