Alunos da EMEF Antônio Vieira de Rezende realiza visita à Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Alunos da EMEF Antônio Vieira de Rezende realiza visita à Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Estudantes de duas turmas do 9º ano da Emef Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina, vão visitar a Bienal do Livro 2023, no Rio de Janeiro.

Além de conhecerem o maior evento literário do país e outros pontos culturais importantes como o Museu do Amanhã, os 24 alunos do professor Fábio Mota, de Língua Portuguesa, irão apresentar a peça “Livrai-nos – Uma Cantoria Nordestina”, escrita e dirigida por ele mesmo, num dos palcos do Rio.

A sessão vai ser na sexta-feira (1º), no Teatro Lamartine Babo, no Centro Cultural Light, para um grupo de 100 pessoas.

A peça tece os conflitos entre uma família de retirantes e um grupo de cangaceiros durante uma grande seca. A montagem foi atração na escola em julho deste ano durante o seminário de literatura “Nordestinamos”, organizado pelo próprio professor, e que mobilizou toda a comunidade escolar em torno da temática nordestina.

“A participação dos estudantes visibiliza uma práxis docente que potencializa a formação do aluno-leitor. Nos festivais e seminários literários e culturais na unidade de ensino, houve a leitura literária de obras completas de escritores como João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Rachel de Queiroz,  Carlos Drummond de Andrade, Patativa do Assaré, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, entre outros”, explica o professor.

A viagem ao Rio é inédita na rede municipal da Serra, e acontece numa parceria da Sedu, por meio do projeto LiteraSerra, que apoia as práticas das unidades de ensino na promoção da leitura e da escrita e manutenção do vínculo dos estudantes com a escola, por meio da literatura. A excursão cultural dos estudantes tem patrocínio da iniciativa privada.

A estudante Anna Karolyna Falcão, 15 anos, do 9º ano A, está administrando duas expectativas altíssimas pela primeira vez em sua vida: conhecer uma bienal literária em outro Estado e se apresentar num palco de teatro.

O frio na barriga é compensado com muita alegria e a oportunidade de conhecer o que ficou sabendo nas aulas.

“Nunca imaginei que a literatura me levaria a um sonho como esse. Além de aprender a dar valor aos livros e à leitura, depois das aulas do professor Fábio que nos estimulou a conhecer a obra de tantos escritores da nossa literatura, eu e meus colegas mudamos nosso jeito de ser, o nosso posicionamento diante do dia-a-dia. A literatura é realmente indispensável para crescimento das pessoas”, comemora.

Para a secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, a ida dos estudantes da Emef Antônio Vieira de Rezende vislumbra ser o começo de inúmeras conquistas a partir do conhecimento.

“Vivenciar essas experiências é um momento ímpar na vida dos nossos estudantes. É o maior evento literário do país e estar neste lugar significa muito para nós. Nessa escola, temos um projeto potente de literatura e essa é uma oportunidade de aprofundar esse conhecimento literário. São essas vivências que podem fazer a diferença na vida das nossas crianças, que podem fazê-los perceberem que são capazes e que podem ter um futuro melhor”, reforçou.

Fonte : Prefeitura da Serra