Alerta de Carnaval: Combate aos Focos do Mosquito da Dengue em Foco

Alerta de Carnaval: Combate aos Focos do Mosquito da Dengue em Foco

Seja viajando ou pulando nos bloquinhos, até mesmo para quem pensa em descansar em casa, uma coisa é certa:  não dá para interromper o combate aos criadouros de Aedes aegypti durante o período de Carnaval.

Por isso, antes de pegar a estrada, cair na folia ou se jogar no sofá, é necessário realizar um checklist nos pontos críticos. Com algumas dicas simples é possível manter a casa limpa e evitar a dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito.

O apoio da população é fundamental, porque a maioria dos focos se encontram dentro das residências. Há situações que requerem cuidados como o pote de água dos animais, o descarte correto dos resíduos e o recolhimento no quintal de recipientes que possam acumular água, por exemplo.

Mas não é necessário estresse. Para orientar os moradores da Serra, o Centro de Vigilância Ambiental em Saúde preparou um checklist, que pode ser conferido ao final desta matéria.

Ações de combate

A Prefeitura da Serra também vem realizando diversas ações de combate ao mosquito. Foi concluído entre os dias 29 de janeiro e 06 de fevereiro, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypt (LiraA) de 2024.

Com base no levantamento, será possível criar estratégias para os bairros onde há maior infestação de criadouros. Serão realizados mais três ao longo do ano.

A prevenção e monitoramento da dengue requer cuidados, e desde outubro o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica.

Os Agentes de Combate à Endemias da Serra também estão presentes em mutirões que são realizados todo mês como o Serra + Cidadã, previsto para acontecer em 17 de fevereiro, em Balneário Carapebus, e o Serra + Saúde. Nos eventos, são realizadas ações de combate, panfletagem e orientação aos munícipes sobre como eliminar focos de dengue.

Vale ressaltar ainda que as ações da Secretaria de Saúde da Serra contra a dengue em todo município continuam de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Confira o checklist de combate ao Aedes aegypit:
– Lavar diariamente o pote de água dos animais de estimação;
– Guardar pneus em locais secos e cobertos;
– Armazenar garrafas vazias com o gargalo virado para baixo;
– Limpar e manter tampada as caixas d’água, cisternas e reservatórios;
– Escorrer a água dos vasos de plantas;
– Verificar semanalmente o depósito da geladeira;
– Manter o lixo ensacado e só colocar na rua no momento do carro coletor passar;
– Manter a piscina limpa e com água tratada;
– Limpar calhas e telhados periodicamente para evitar o acúmulo de água.

Fonte: Prefeitura da Serra.