Abordagem STEAM será implantada na Educação do Município da Serra

Abordagem STEAM será implantada na Educação do Município da Serra

A Serra receberá uma moderna iniciativa na área educacional ainda neste ano. O anúncio de que a educação “Steam” deverá envolver escolas do município foi feito na tarde desta terça-feira (30).

Steam é uma sigla que vem do inglês e que representa a conexão entre ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O aprendizado gira em torno do desenvolvimento de soluções tecnológicas e de resoluções de problemas do mundo real, a partir da construção de projetos

A Liga Steam é um programa de investimento na formação de talentos que será implantado na Serra por meio da promoção ao acesso à tecnologia e à inovação, contribuindo para o desenvolvimento mais integral da criança e do jovem e o exercício da cidadania.

A proposta busca estar alinhada aos desafios atuais da nossa sociedade, associando à necessidade urgente da economia global de integrar diferentes áreas do conhecimento para lidar com questões complexas da realidade, sejam elas de natureza social, ambiental ou econômica.

A secretária de Educação da Serra, Fabiana Negreli, ressalta que ” a proposta de uso de metodologias ativas mais próximas da linguagem e do modelo mental das crianças e jovens atuais possibilitará tornar a prática e o ambiente escolar mais atrativos e assim despertar o interesse para o processo de aprendizagem com aplicação na vida diária”.

A iniciativa do projeto é da Fundação ArcelorMittal que contará com a parceria da Prefeitura no município. Os detalhes da implantação estão sendo alinhados e a ação deverá começar no segundo semestre de 2022.

A origem da educação Steam

O movimento surgiu nos Estados Unidos, quando, no início dos anos 2000, alguns relatórios apontaram a queda do interesse de jovens em seguir carreiras profissionais nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o que se deveu, em grande parte, ao modelo de ensino tradicional e ultrapassado de transmissão de conhecimentos de forma rígida e sem aplicação prática.

Nessa abordagem ativa, o aluno é o responsável pela construção do seu saber. Essa educação conta com cinco características fundamentais: uma metodologia aberta, sem um passo a passo; um projeto pode durar uma aula ou até meses; o professor atua como mediador e orientador; não é necessário ter um laboratório ou uma sala especial e uma aula nunca é igual à outra.

Reprodução PMS