Projeto MPT na Escola conta com cerca de dois mil alunos da Serra
p
Cerca de dois mil estudantes da rede municipal da Serra estão participando do projeto MPT na Escola, que na edição deste ano conta com o tema: “A escola no combate ao trabalho infantil – escolas saudáveis e seguras”. O concurso consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos nas categorias conto, poesia, desenho e música.
Na Serra aderiram ao projeto dez unidades de ensino, o que inclui 55 turmas e 22 professores. O objetivo é levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando profissionais da educação em multiplicadores de conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
Podem concorrer estudantes de três grupos distintos. O primeiro contempla aqueles que estão nos 4º e 5º anos do ensino fundamental, o segundo é composto por estudantes de 6º e 7º anos e há outro que conta com alunos do 8º e 9º anos.
O projeto conta com três etapas. Na primeira, que aconteceu no mês de março, foi feita uma capacitação para os professores que irão conduzir os alunos na confecção dos trabalhos. Os profissionais terão um prazo até agosto para desenvolver a temática com os estudantes e produzir os trabalhos de acordo com a categoria escolhida e encaminhar para Secretaria de Educação da Serra.
A Sedu seleciona os três melhores trabalhos de cada categoria e encaminha para a etapa estadual do concurso. A próxima fase, que acontecerá de agosto a setembro, é composta pela eleição dos trabalhos que ganharão a fase estadual. Essa seleção é feia pelo Ministério Público do Trabalho Estadual.
Os trabalhos vencedores da categoria estadual concorrem à premiação nacional. Em 2021, alguns estudantes da Serra foram premiados na etapa estadual e uma aluna ganhou a premiação nacional.
Reprodução: PMS
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui