Nova iniciativa da Prefeitura da Serra simplifica pedido de remoção de veículos abandonados

Nova iniciativa da Prefeitura da Serra simplifica pedido de remoção de veículos abandonados

Uma novidade que vai facilitar a vida de quem mora na Serra! Agora, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) centralizou a forma de solicitar a remoção de veículos em estado de abandono.

A solicitação deverá ser feita pelo portal de processos eletrônicos da Prefeitura da Serra, que deve ser acessado por meio do site prefeiturasempapel.serra.es.gov.br. Com essa nova forma, ficará mais fácil para gerir as solicitações que são feitas diariamente, além de tornar o processo mais simples para os cidadãos.

Confira o passo a passo para solicitar a remoção de carros abandonados:
1. Acesse o site prefeiturasempapel.serra.es.gov.br;
2. Clicar em “Novo processo eletrônico”:
3. Clicar na aba da Secretaria de Defesa Social (Sedes);
4. Acessar o tópico “Remoção de veículos em estado de abandono”.

Após esse processo, basta cadastras os dados e detalhar a solicitação. É necessário informar cor, marca, localização e o estado do veículo, por exemplo. Com esta centralização, que antes podia ser feito pela ouvidoria e WhatsApp, as solicitações vão ser canalizadas por meio de processos digitais e facilitará a ordem do trabalho.

“Fazer com que tenhamos métodos mais ágeis para nos ajudar quanto a fiscalização deste veículos é extremamente importante para a cidade, tanto pela segurança pública quanto pela segurança sanitária. Com o processo, o trâmite para realizar essas solicitações terá mais consistência, além de prazos registrados”, pontua o chefe da divisão de fiscalização do DOT, Rodrigo Lemos.

Inclusive, neste período marcado por uma alta quantidade de casos de dengue, a remoção rápida destes veículos também contribuirá para a saúde pública. Isso porque, muitas das vezes, estes veículos abandonados estão em um estado de depreciação que contribuem para a proliferação da dengue por armazenarem água de chuva.

Em quais situações o veículo é considerado em estado de abandono?

Para que um veículo seja considerado em estado de abandono, ele precisa estar estacionado, ininterruptamente, por período superior a 30 dias, ou que o veículo apresente sinais externos evidentes de abandono ou de impossibilidade de se deslocar por meio próprio, estacionado, ininterruptamente, por período superior a 15 dias.

Em casos de nocividade, prejuízo à circulação e risco à saúde, o veículo é removido imediatamente.  Nos demais casos, após a identificação do veículo, este recebe uma notificação e prazo para ser removido.

Caso o proprietário não tenha removido o veículo até o final do prazo, este é levado ao pátio de convênio, onde o dono possui 90 dias para retirá-lo depois de sanar todas as pendências. Se o veículo não for retirado, ele vai para a Hasta Pública, onde será alienado.

Fonte: Prefeitura da Serra.