Comunidade de São Francisco na Serra em Jacaraípe clama por melhorias
A comunidade de São Francisco, está enfrentando sérios problemas de abandono e falta de infraestrutura. Antonio Carlos Aprígio o famoso C&A, morador da região, tem cobrado incansavelmente por melhorias para a região.
Um dos principais pontos de reclamação é a situação da praça da Sé, localizada em frente à igreja de São Francisco. O local está abandonado e tomado pelo mato, sendo negligenciado pelas autoridades responsáveis. Antonio Carlos Aprigio garantiu que o projeto de revitalização da praça já está pronto na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) há alguns anos. Apesar de ter passado por processo de licitação, a empresa responsável foi cancelada e desde então nada mais foi feito em relação a esse projeto.
O abandono da praça é apenas um reflexo do descaso com o bairro como um todo. Em dias de chuva, o local se transforma em um verdadeiro lamaçal, dificultando o acesso à igreja e comprometendo a qualidade de vida dos moradores. Além disso, o descarte irregular de lixo tem sido uma prática recorrente, atraindo cobras e outros animais devido ao crescimento do mato alto.
A situação se torna ainda mais preocupante quando se observa a beleza da orla de São Francisco, que contrasta com a falta de infraestrutura. Recentemente, o acesso à Casa de Pedras, um ponto turístico conhecido internacionalmente por sua beleza, foi fechado, isolando os moradores e turistas. Neuso, um artesão local, e outros residentes foram atendidos diretamente por essa medida. Além disso, o único posto de combustível da região também ficou isolado devido ao fechamento de acesso na nova Avenida Abido Saad, sem que houvesse um projeto adequado para quem se deslocasse de Jacaraípe para Nova Almeida.
Antonio Carlos Aprígio, como morador de Jacaraípe, expressou sua indignação diante da situação precária em que o bairro se encontra. Em suas palavras, ele afirmou:
“É lamentável ver como São Francisco está abandonado. Há anos aguardamos pelas melhorias prometidas, mas parece que fomos esquecidos. A praça da Sé é apenas um exemplo do descaso, com mato tomando conta do local. Precisamos que as autoridades retomem o projeto e ajam em prol da nossa comunidade. Além disso, a falta de infraestrutura adequada e o isolamento da região estão impactando visitantes a vida dos moradores e potencial turístico do bairro. Nossa demanda é clara: queremos a reabertura da via e investimentos para revitalizar São Francisco, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos.”
Diante de todas essas questões, a reabertura da via é uma das demandas mais urgentes, visando fomentar o turismo e promover o desenvolvimento local. A comunidade de São Francisco clama por atenção e ações por parte das autoridades competentes, a fim de reverter o abandono e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores. É preciso investir em infraestrutura, limpeza, segurança e acessibilidade, a fim de resgatar o potencial e a importância desse bairro.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.