Campanha de arrecadação para fundo municipal do idoso é lançada por conselho do idoso
Você sabia que pode destinar parte de seu Imposto de Renda (IR) para um fundo destinado aos idosos e, com isso, promover cidadania e mudar destinos? O Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (COMIDS), órgão vinculado a Secretaria de Assistência Social (Semas), acaba de lançar a campanha de arrecadação para o Fundo Municipal do Idoso.
“O conselho tem um importante papel de definir as necessidades e as prioridades de atendimento da população idosa do município na garantia do direito. A destinação dos recursos captados pelo fundo tem um papel primordial para execução de projetos inovadores para essa população”, explica a Presidente do COMIDS, Regilene Mazzariol Tononi.
É importante enfatizar que já na declaração deste ano, iniciada na última quarta-feira (15), pessoas físicas poderão destinar até 6% do imposto devido para instituições e abater o valor que seria pago à Receita Federal. Enquanto pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto devido.
Para a Secretária de Assistência Social, Claudia Silva, a campanha “Imposto de Renda Solidário” é uma importante iniciativa que ajudará a financiar projetos na atuação e garantia da proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Ações desta natureza são fundamentais para a efetivação de atividades que promovam a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa.
Mas o que é o fundo?
O Fundo Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra foi criado pela Lei nº 4.826 de 2018 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 2.863 de 2022. Procura a captação, repasse e aplicação de recursos destinados à manutenção e implantação de planos, programas, projetos e serviços voltados para pessoas idosas do Município da Serra.
Vantagens em realizar a doação:
– Praticar a responsabilidade social;
– Investir em políticas públicas destinadas à promoção e proteção da pessoa idosa;
– Investir em ações de enfrentamento à violência contra pessoas idosas;
– Não paga nenhum valor a mais, se tiver montante de valores devidos à União (valores a pagar) e não recebe nenhum valor a menos, caso tenha montante a ser restituído pela União (valores a receber).
Como doar?
Através dos seguintes dados:
CNPJ 47.708.609/0001-83
Banco Banestes
Agência: 110
Conta Corrente: 35.770.759
Dúvidas?
Tel: 3251-6022 ou pelo e-mail: [email protected]
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.