Primeira audiência pública de prestação de contas do IPS será realizada nesta quarta (7)

Primeira audiência pública de prestação de contas do IPS será realizada nesta quarta (7)

Na próxima quarta-feira (7), a partir das 9h, o IPS realizará em seu auditório uma audiência pública de prestação de contas dos meses de janeiro a outubro de 2022. Trata-se de um evento inédito na história do Instituto, voltado a todos os segurados e conselheiros da autarquia, bem como autoridades do Município e sociedade em geral.

Ao longo da solenidade, o público poderá conhecer e esclarecer dúvidas a respeito do relatório de governança, dos resultados da política de investimentos e da avaliação atuarial da autarquia.

A audiência tem como principais objetivos: assegurar a divulgação das informações públicas e fomentar o incentivo à participação na Gestão, conforme estabelecido na Lei Federal 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação); aprimorar os serviços do IPS por meio de sugestões e críticas dos cidadãos; e cumprir com um dos requisitos do eixo Educação Previdenciária do programa de certificação Pró-Gestão.

“Estamos atendendo o que a legislação nos determina e seguindo todo o planejamento que realizamos com o prefeito Sergio Vidigal quanto à gestão e transparência. É importantíssima a presença de todos, para que continuemos construindo um Instituto cada vez mais moderno, inteligente e humanizado”, disse a diretora-presidente Christiani Vieira.

Entenda o conceito

O que é política de investimentos?

É uma formalidade legal que fundamenta e norteia todo o processo de tomada de decisão relativo aos investimentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), necessária para garantir a consistência da gestão dos recursos em busca do equilíbrio econômico-financeiro.

O que é avaliação atuarial?

É um estudo técnico que tem como base o cálculo atuarial, ciência que se apropria de conhecimentos da Matemática e Estatística para determinar o risco e retorno dos investimentos financeiros. A avaliação leva em conta aspectos como: valor das contribuições; projeções político-econômicas; mercado financeiro; expectativa de vida; idade dos segurados e evolução dos vencimentos. Por meio desse documento, é possível prever com mais garantia despesas futuras relacionadas a benefícios e taxas administrativas do RPPS.

 

Fonte: PMS